Tapera
Dia do profissional de educação física: Professor Fabrício fala sobre sua trajetória
6 setembro 2021 | Tapera
Compartilhe:

O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro.

Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes.

Além disso, o professor de Educação Física ensina valores, como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.

 

Fabrício Santos gosta de esportes desde a sua infância e adolescência. Quando optou por Educação Física, segundo ele, teve muitas dúvidas sobre a sua escolha da profissão. Porém, logo nos primeiros anos de faculdade, “me apaixonei pela área, tanto pela fisiologia do exercício, biomecânica e pelo funcionamento do corpo em geral no exercício, quanto pela prática em si”, comenta. A área da Educação Física é muito ampla, abrange várias áreas das ciências humanas, da saúde e do desporto. “O meu estudo e prática voltou-se mais para a área do treinamento físico voltado ao desempenho, a melhora da estética e também às atividades físicas direcionadas a saúde e bem estar”, frisa Fabrício.

O professor Fabricio, trabalhou durante cinco anos em Passo Fundo em uma academia de musculação e ginástica, onde ministrava aulas de jump, coordenava a sala de musculação e tinha alguns alunos de Personal Trainer.

Após esse período, realizou o concurso da Prefeitura Municipal de Tapera para atuar como profissional de Educação Física da Secretaria de Saúde, onde trabalha até hoje. Dentro da área da saúde, Fabrício trabalha com grupos de atividade física em diversos bairros da cidade e também do interior. Além disso, participa também de programas de incentivo a saúde de grupos especiais, laboral e nas Oficinas Terapêuticas em Saúde Mental.

Segundo ele, o lhe inspira a trabalhar nessa área é a possibilidade de aumentar a autoestima das pessoas através dos trabalhos corporais, bem como potencializar a saúde e a qualidade de vida dessas pessoas de forma preventiva. “Analisar os resultados obtidos e ouvir os relatos das pessoas sobre os benefícios da sua atividade me faz renovar a alegria de trabalhar como Profissional de Educação Física”, comenta.

Muitos acontecimentos marcaram Fabrício em todos esses anos trabalhando nessa área. “O que me marca é ver o sorriso no rosto das pessoas que mesmo nas dificuldades mantém a persistência de buscar uma melhor qualidade de vida pra elas. Fico muito feliz em ajudar nesse sentido sempre que posso”, diz.

A Educação Física hoje é essencial na vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em Tapera, acontecem aulas semanais em várias localidades: Arroio Angico, São Rafael, Esquina da Sorte, Coronel Gervásio, Santana, Bairro Brasília, Poliesportivo, CRAS, Oficinas Terapêuticas Em Saúde Mental, dentre outros. “Convido a todos que participem das aulas em sua localidade”, diz o professor.

“O esporte e a atividade física são fundamentais para a melhora da saúde e do convívio entre as pessoas de sua localidade. Muitas pessoas ainda não praticam exercícios físicos porque acreditam que a rotina irá ficar muito pesada já que o seu trabalho é cansativo, no entanto, quem pratica atividade física regular acaba se sentindo menos cansado para as atividades do trabalho, para isso é preciso que se tenha regularidade na prática, respeitando os limites físicos de cada um. Saúde preventiva é o caminho diante de tantos desafios que temos no dia a dia”, conclui Fabrício.