Tapera
Dia Internacional da Mulher é lembrado pelo CMDM
5 março 2021 | Tapera
Compartilhe:

Março é o mês das mulheres. E, para comemorar a data (08/03), o Jornal da Integração conversou com a 1ª Dama do município de Tapera e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Marilei Borghetti Kuhn. O objetivo é expor a importância deste trabalho, realizado em prol das mulheres.

“Deixamos, aqui, uma salva de palmas para todas as mulheres que estão se curando das dores pelas quais passaram.”

O objetivo do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é prestar apoio às organizações das mulheres taperenses, às ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e realizar campanhas, oficinas, eventos, dentre outros. O CMDM faz parte da Rede de Apoio às mulheres vítimas de violência.

A campanha Agosto Lilás, que aconteceu durante todas as segundas-feiras de agosto de 2020, em parceria com a Rádio Cultura, repassou inúmeras informações. Participaram e contribuíram para essa ação a Diretora de Educação, assistentes sociais, advogadas, a Diretora da Saúde, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, a Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer e a promotora de justiça, cada qual apresentando suas experiências e expondo realidades dos fatos. Durante esse período, as assistentes sociais e psicólogas do município registraram aumento na procura por seus serviços, nos quais as mulheres se sentiram seguras para conversar, denunciar e procurar orientação.

Além dessas programações, foi promovida uma live com a delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idosos (DPCAMI) de São Miguel do Oeste (SC).

O Conselho, além dos programas de Rádio conta também com o apoio do Jornal da Integração.

“O que mais marca para o CMDM é quando a mulher vítima de algum tipo de violência, seja psicológica, virtual, física, sexual, patrimonial ou moral, consegue autoafirmar-se, defender-se e fazer valer os seus direitos, e assim, consegue libertar-se da violência sofrida”, frisou Marilei. “Neste tempo de pandemia, a nossa capacidade de apoiar quem precisa está sendo posta à prova, e a solidariedade nunca foi tão importante.”

Para homenagear todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, acontecerá uma programação especial, no dia 08 de março, segunda-feira, na Rádio Cultura AM 1380 de Tapera. Haverá a reflexão “Mulher, Viva a Sua Vida”, com Adriana Klein da Rosa. Durante a programação, das 09h às 10h, haverá sorteio de mimos.