EMATER avalia a safra de soja em Tapera
26 abril 2021 |
Compartilhe:

A colheita da safra 2020/2021 de soja está encerrada no município de Tapera. No período, o clima favoreceu a cultura, predominando dias secos e ensolarados.

Segundo, o chefe do escritório municipal de Tapera, extensionista Jair Paulo Ross, “nesta safra, foi plantada no município a área de 13.500 hectares, através de plantios efetuados de outubro a dezembro, conforme o zoneamento agroclimático. Destacamos o interesse dos produtores em conduzir a cultura com alto grau de tecnologia, com sementes de boa qualidade e utilização de insumos adequados à exigência nutricional da cultura”, completa ele.

As chuvas ocorridas durante o ciclo da cultura foram decisivas para que houvesse bons resultados no rendimento da soja. A produtividade média no município foi de 4.200 kg/ha (70 sc/ha), considerada um excelente rendimento, além dos bons preços pagos pelo produto na sua comercialização. Mesmo com a alta dos preços dos insumos utilizados na cultura, pode-se concluir que, na relação entre produtividade e preço pago para a soja, a receita líquida do produtor está sendo bastante considerável.

Toda a cadeia produtiva é beneficiada. Em nível local e regional, há maior circulação de bens e serviços, movimentando a economia – movimentação, essa, tão necessária no presente cenário de pandemia de covid-19.

De um modo geral, os produtores já planejam a próxima cultura de inverno, apostando no trigo, na cevada e na aveia. Mesmo sendo culturas de risco devido aos aspectos climáticos, há expectativa de bons preços dos referidos produtos. Há, também, os aspectos do manejo e da conservação do solo, por meio da cobertura e rotação de cultura, o que visa à sustentabilidade do sistema de plantio direto.

“Recomenda-se a utilização de recursos oriundos dos agentes financeiros, pois, dessa forma, a cultura estará assegurada em caso de prejuízos climáticos”, conclui Jair. Ressalta, também, a condução da cultura, com orientações da assistência técnica constituídas pelas diversas empresas existentes no município.