Emater desenvolve vivências e constrói conexões entre mulheres
15 março 2021 |
Compartilhe:

A Emater/RS realiza atividades continuadas com o público de mulheres – agricultoras familiares, indígenas, quilombolas -, seja no atendimento individual, familiar ou coletivo, por meio das diferentes formas de organização social. O foco de ação é o acesso às políticas públicas de direitos sociais, as políticas públicas para a produção e comercialização, a geração de renda e a formação para a inclusão social e produtiva das mulheres.

O Escritório Regional da Emater de Ijuí tem abrangência de 44 municípios, situados nas regiões do Corede Alto Jacuí, Amuplan e Celeiro. Com a estruturação de 44 escritórios e equipes técnicas municipais, possibilitou-se a realização da Assistência Técnica e Extensão Rural Social (ATERS) nos respectivos municípios.

Silvana Canova é extensionista rural social da Emater/RS – ASCAR, trabalha há 26 anos na instituição e, atualmente, está na função de assistente técnica regional no escritório regional de Ijuí (RS). Sua formação acadêmica é nas áreas de Pedagogia, Serviço Social e Letras, com especialização em Psicopedagogia.

A ATERS busca construir, no espaço rural, a autonomia e igualdade para as mulheres no mundo do trabalho, com a inclusão social. A organização é ativa, efetiva e está em constante reinvenção de suas ferramentas para, cada vez mais, aproximar-se do seu público. “Estamos adotando tecnologias de informação e comunicação, destacando que as tecnologias digitais estão dando novos significados e fazendo acontecer, em tempos de pandemia: a comunicação interativa e participativa; o acesso e a garantia à assistência técnica e extensão no espaço rural”, destacou Silvana.

“A Emater é uma grande incentivadora na construção de espaços para realização de eventos e atividades que possibilitem essa reflexão, esse diálogo e a abordagem de temas importantes que fazem parte da luta feminina.”

Mesmo com o distanciamento físico, muitas atividades no formato online estão acontecendo nos municípios de atuação da Emater/RS com parcerias locais. No dia 08 de março, aconteceu o Encontro Estadual de Mulheres, com um número significativo de mulheres conectadas através das mídias sociais. O evento contou com uma palavra de reflexão da Professora Doutora Joice Nielsson, da Unijuí, com o tema “Os desafios e as alegrias de ser mulher – tecendo caminhos de (re) existência”.

Outros eventos já estão na programação do mês no mesmo formato de realização. Também acontecerá a elaboração de materiais técnicos, cards e vídeos abordando temáticas importantes como o autocuidado, saúde mental, educação e promoção da saúde e acesso a serviços.

 

“A luta das mulheres para a garantia de direitos é histórica. Muito foi conquistado, mas muito ainda precisamos avançar. Podemos dizer que é uma luta cotidiana e que não se restringe somente às mulheres, mas a toda a sociedade, porque a emancipação humana, a igualdade e a equidade dependem de todos, homens e mulheres”, conclui Silvana.