Tapera
EMATER incentiva a produção de melado
11 outubro 2021 | Tapera
Compartilhe:

No município de Tapera, há sete agroindústrias no meio rural, todas legalizadas junto ao Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (PEAF), entre as quais está a Agroindústria de Melado e Chimia, em funcionamento há três anos. A matéria prima é de cana de açúcar.

Na Agroindústria Família Simon, trabalham os produtores rurais Zeno Simon, Maria e o filho do casal, Luís. Residem na localidade de Linha São Rafael, no município de Tapera, e possuem experiência na atividade, pois herdaram o conhecimento de seus antepassados, e além disso, participaram de Curso de Boas Práticas de Fabricação no Centro de Treinamento da Emater em Erechim.

Atualmente, o produtor possui área com plantio de cana de açúcar em área própria e também faz parcerias na aquisição da matéria prima no município.

A comercialização da produção é realizada em supermercados, sendo muito procurada devido à qualidade do produto. A família Simon relata que está muito satisfeita com o investimento.

Atualmente, a produção anual é de 1.300 kg de melado e 300 kg de chimia, e deverá aumentar progressivamente nos próximos anos, em escala que possa atender aos mercados local e regional.

O investimento da construção de prédio próprio, assim como os equipamentos, foram financiados junto ao Sicredi de Tapera e pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER), com apoio da Prefeitura Municipal.

O local de fabricação é adequado, conforme a legislação em vigor, de acordo com as normas sanitárias e ambientais, o que garante  mais segurança por parte do consumidor na aquisição do produto. Segundo o responsável pelo escritório municipal da Emater de Tapera, Jair Ross, “consideramos o projeto tecnicamente viável e essencial para o sucesso do empreendimento, pois os fatores são favoráveis para atividade, que diversifica a propriedade e gera importante fonte de renda à família, o que possibilitou a volta do filho para a propriedade”, diz ele.

Os extensionistas da Emater Jair Ross e Catiele Klein prestam assessoria nas agroindústrias do município desde o processo de implantação, passando pela produção até a comercialização, contribuindo para aumento das receitas das famílias.