Emater/RS-Ascar desenvolve ações pelo Dia Mundial da Saúde
12 abril 2021 |
Compartilhe:

Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores.

É comemorado anualmente, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.  Como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida, vale lembrar que o conceito de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), vai além da mera ausência de doenças, mas sim, quando há um completo bem-estar físico, mental e social de uma pessoa.

O Dia Mundial da Saúde também discute um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS. Em 2021, o escolhido foi “Construindo um mundo mais justo e saudável”. Neste ano, também, o olhar volta-se à dedicação de milhões de profissionais que estão na vanguarda da pandemia de covid-19, designado pela OMS como o Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores.

Os trabalhadores da área têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população, estando na linha de frente no combate à pandemia, enfrentando um cenário sem precedentes. Por isso, justificam-se os alertas que são feitos incansavelmente à população, como colaboração à prevenção de doenças.

 

A Extensão Rural, através da EMATER/RS-ASCAR, trabalha na sua prática a temática “educação e promoção da saúde” dentro de uma estratégia de melhoria da qualidade de vida da população rural e de redução das vulnerabilidades e dos riscos, aliada às recomendações vigentes do Ministério da Saúde. Por isso, reforça as orientações:

 

  • Uso de máscara;
  • lavagem das mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então, higienização com álcool em gel 70%. Frequência, essa, que deve ser ampliada quando se estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado;
  • não compartilhamento de objetos pessoais como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • não levar as mãos aos olhos, boca e nariz ao tossir ou espirrar. Cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo;
  • evitar abraços, beijos e apertos de mãos;
  • manter os ambientes limpos e bem ventilados e a distância mínima de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social;
  • higienizar com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência;
  • se estiver doente, evitar contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos;
  • buscar orientação pelos canais online disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e seguir as recomendações dos profissionais da área.

“Que, diante do contexto em que nos encontramos, possamos ter investimentos na força de trabalho, educação e aprendizagem para contribuir no controle da pandemia e manter o acesso aos serviços de saúde. Aguardarmos, no momento, a vacinação integral da população, como forma de frearmos a disseminação do vírus e o rastro de consequências que ele traz. Nossa homenagem, no dia alusivo à saúde, vai em especial aos enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, odontólogos, dirigentes de saúde, motoristas de ambulâncias, agentes de saúde e outras categorias de profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19. Façamos a nossa parte enquanto cidadãos e cidadãs!”