Tapera
Empresários de Tapera realizam protesto pela reabertura do comércio
15 março 2021 | Tapera
Compartilhe:

Empresários de Tapera sócios e não sócios da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera (ACIT) realizaram uma carreata na manhã de terça-feira (9) contra o fechamento do comércio decretado pelo governo do estado gaúcho. Os manifestantes percorreram as principais ruas do município e pediam por flexibilização das atividades comerciais. Também integraram o ato autoridades locais, o Movimento Pais Pela Educação – representado pela professora Juliana Geisel – e membros da comunidade em geral.

A manifestação iniciou-se às 9h30min em frente à GF Pneus, na ERS-223, e encerrou-se em frente ao Centro Administrativo, com a entrega de um ofício ao prefeito Volmar Kuhn e à presidente da Câmara de Vereadores, Vanize Rutzen, por uma comissão. O documento continha reivindicações e temores para as autoridades estaduais.

A Presidente da ACIT, Zaira Anghinoni, destacou: “Nós estamos entregando um ofício de indignação e, também, um manifesto sobre o que está acontecendo. Pedimos a flexibilização do comércio e que nosso município seja incluído na cogestão, para que nossos comerciantes possam trabalhar. Se continuar do jeito que está, as coisas vão ficar cada vez piores. Então, nós estamos entregando, em nome da Associação Comercial, associados e não associados, mas que fazem parte de toda a cadeia produtiva do município, um ofício para que sejam tomadas as devidas providências.”

Juliana Geisel, representando pais e professores do Movimento Pais Pela Educação, disse: “Queremos entregar um ofício ao Prefeito e à Câmara de Vereadores para que pensem, conosco, uma possibilidade de retorno às aulas com toda segurança. Isso porque sabemos que as aulas online não serão da mesma forma, já passamos um ano com muitas dificuldades. Nossos filhos precisam voltar às aulas para que não haja maiores sequelas na aprendizagem, no emocional e em toda nossa sociedade, não só agora, mas daqui a alguns anos”.

O prefeito municipal, Volmar Kuhn, ressaltou: “Quero parabenizar vocês por esse manifesto que é muito importante e é muito bem-vindo neste momento. Essas reivindicações de vocês nós já fizemos na semana passada. Nem sempre é fácil chegar até o governador, mas as associações de todo o estado estão mobilizadas a fazerem isso que nós estamos fazendo hoje em Tapera. Nós pensamos muito na nossa população, no nosso comércio, nas nossas escolas. As atitudes nós já tomamos. Eu acho que não é através das crianças que está havendo contágio, não é através do comércio que podemos restringir mais. Eu quero a cogestão sim”.