Tapera
ESF Jacob Bonato comemora o Agosto Dourado
24 agosto 2021 | Tapera
Compartilhe:

Agosto é um mês inteiro dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o mês do aleitamento materno foi instituído pela lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância desse tema.

Conforme a médica Renata Camera, da ESF Jacob Bonato, da Vila Paz em Tapera, “o aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar, a curto e a longo prazo. É o alimento mais completo que existe para os recém-nascidos e é considerado uma das principais intervenções, com grande impacto para redução da mortalidade e morbidade neonatal e infantil”.

Diante disso, a equipe de saúde da ESF Jacob Bonato comemorou o Agosto Dourado, realizando uma palestra educativa sobre a importância, os benefícios e os desafios do aleitamento materno. Além disso, durante o encontro, aconteceu uma troca de experiências entre os profissionais da equipe e as gestantes, a fim de incentivar o aleitamento materno e fortalecer o vínculo da equipe com a comunidade. Também foram distribuídos brindes fornecidos pela equipe da ESF e Secretaria de Saúde de Tapera.

Participaram do encontro as gestantes do Grupo Bebê a Bordo (PIM e Oficinas Terapêuticas), todos os membros da equipe ESF Jacob Bonato e o diretor da Secretaria de Saúde de Tapera, Guilherme Balensiefer. Conforme Renata, o objetivo ao realizar encontros como esse é fortalecer o vínculo dos profissionais da saúde com a comunidade.

“Isso é fundamental para a promoção integral da saúde das nossas famílias. Amamentar vai muito além de nutrir: é um ato de amor, carinho e profunda conexão com o bebê. Esse momento tão íntimo e carinhoso da maternidade deve ser valorizado não apenas pelas mamães, mas sim, por toda a sociedade”, concluiu.