Tapera
Instituto Imaculada Comemora 47 anos de Escola Pública
16 julho 2021 | Tapera
Compartilhe:

O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada completou 47 anos de Escola Pública Estadual, no dia 10 de julho.

Para a comemoração do 47° aniversário, foi organizada uma Exposição Artística sob orientação da supervisora escolar Ana Júlia Mariani, execução das professoras Sara Joana Anghinoni, Maria Sirlei Debiasi e professoras dos anos iniciais.

A exposição esteve aberta nos dias 15 e 16 de julho, onde visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre obras e poesias de Portinari; bem como a essência do trabalho do Instituto Imaculada através das produções dos alunos. A mesma continuará aberta a comunidade na segunda e terça-feira (19 e 20/07).

A exposição é uma mostra do trabalho realizado em sala de aula, através da pesquisa biográfica do autor, reconhecimento do contexto social da época, análise das obras e estabelecimento de relações com a sociedade atual. Assim, os alunos tiveram a liberdade de recriar as obras do autor e relacioná-las com as diferentes áreas do conhecimento: Português, Literatura, História, Filosofia, sociologia, entre outros.

Segundo Portinari, “o tempo deixava pequena lembrança! Pintar a sua terra e sua gente era uma necessidade das coisas que faziam parte de lembranças da sua vida.’’ Desta forma, o Instituto Imaculada realizou um resgate de fotografias e depoimentos de alunos, professores pais e funcionários, revivendo a sua caminhada ao longo dos 47 anos de Escola Pública.

O Instituto Imaculada agradece carinhosamente a todos que teceram essa história, deixando um pouco de si e, com certeza, levando muito do que a escola representa na formação do sujeito, pois “Educar é humanizar: o cuidado de si, do outro e do mundo.’’