Tapera
Instituto Imaculada realiza o 1º Mutirão Verde
21 setembro 2021 | Tapera
Compartilhe:

O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada organizou o 1° Mutirão Verde no dia 11 de setembro, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município de Tapera. Na atividade, que integrou a programação da Semana da Pátria, alunos, professores e funcionários da escola realizaram o plantio de árvores nativas frutíferas, como pitangueiras, cerejeiras, goiabeiras, araçazeiros, uvaieiras e guabijus, totalizando 450 mudas de árvores doadas pela Secretaria de Desenvolvimento através do Departamento de Meio Ambiente de Tapera.

Essa ação coletiva teve por objetivo mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar com relação  ao cuidado com o meio ambiente, bem como auxiliar na construção de políticas públicas voltadas a práticas sustentáveis, o que vai ao encontro do 15º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o que trata sobre a “Vida sobre a Terra”. Esse 15º Objetivo visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação e interromper e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.

É através de simples práticas como essa, que se estabelecem relações de afetividade do indivíduo para com o ambiente. Assim, aprende-se a protegê-lo para garantir o futuro da espécie humana e de todos os outros seres vivos que habitam a Terra.

Cabe à escola preparar os alunos para o mundo, acompanhar as transformações sociais, culturais, geográficas e problemas ambientais que ocorrem de forma rápida.

O propósito é construir novos valores e novas relações dos seres humanos com a natureza, pois somos todos moradores do Planeta Terra. As primeiras mudas de árvores foram plantadas com muito amor e serão regadas e cuidadas pela comunidade escolar Imaculada.