Instituto Imaculada realiza o XII encontro dos Cursos Técnicos e I Diálogos Egressos
23 novembro 2021 |
Compartilhe:

O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada de Tapera promoveu, no dia 17, o XII Encontro dos Cursos Técnicos e I Diálogos Egressos com o tema “Educação e Trabalho: Dilemas da Formação Profissional”.

A atividade contou com a participação das convidadas Amanda Batistela Kunzler, Bacharel em Ciências Contábeis; e as alunas egressas Daniela Perazzoli; Lauren Linck Nilson e Stella Maris Junges.

A abertura do evento aconteceu com a fala da diretora da escola, professora Luciana Maria Schmidt Rizzi, em que relatou um pouco sobre a caminhada da Educação Profissional neste educandário, destacando a participação dos alunos em atividades como: Mostras de Educação Profissional em Vacaria, Passo Fundo, Carazinho, Erechim e Soledade; FECITEP – Canoas e Porto Alegre e MOSTRATEC em Novo Hamburgo.

Além da participação em Mostras/Feiras voltadas à Educação Profissional, ressaltou as Visitas Técnicas, Dias de Campo, e tantas outras atividades que proporcionam conhecimento prático aos alunos.

Salientou ainda a participação dos professores em formações e o desenvolvimento de mais de 200 pesquisas, realizadas por alunos dos Cursos Técnicos nos nove anos de implantação Trabalhos de Conclusão de Curso.

Na sequência, a convidada Amanda Batistela Kunzler, relatou sobre suas experiências profissionais, a importância da formação acadêmica e exigências do mercado de trabalho. Também destacou a necessidade de desenvolver habilidades comunicativas e comportamentais como iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e  implicações éticas do trabalho.

Segundo Amanda, a formação profissional é um processo infindável, em que teoria e prática podem ser considerados como principais dilemas da formação profissional, quando não interligados.

Após as contribuições da Contadora Amanda Kunzler, foi a vez dos relatos das alunas egressas Daniela Perazzoli, turma 2014, Técnico em Contabilidade; Lauren Linck Nilson, turma 2018, Técnico em Informática; e Stella Maris Junges, turma 2018, Técnico em Agronegócio. Relatos mediados pela professora Adelir Salete Bohn e pelo professor Luiz Carlos Rizzi.

Na ocasião, as alunas egressas descreveram a trajetória acadêmica e profissional e enfatizaram as experiências, práticas e vivências nesta instituição, ressaltando as contribuições da Educação Profissional e transformações a partir dessa formação.

O evento teve por objetivo proporcionar formas de interlocução entre escola e comunidade. Encontro dialógico, para reflexão e formação integral com vistas à qualificação profissional e formação humana.

A atividade contou com a presença de alunos, professores, imprensa local, representantes de entidades e da 25ª CRE Soledade.

Momento de socialização de experiências e aprendizagens, que enriqueceram o evento e marcaram ainda mais a história da Educação Profissional do Instituto Imaculada.