Isabela Sattler: 80 anos de história
17 dezembro 2021 |
Compartilhe:

Natural de Conventos, interior de Lajeado, Isabela Sattler é casada com Rivaldo Sattler (desde 1959), possui 11 irmãos, três filhos, dois genros e seis netos. Ela e sua família se criaram trabalhando na roça.

Formou-se na Escola Normal Rural, em Nova Bréscia, para lecionar em escolas do interior. Lecionou no município de Travesseiro, e também Espumoso.

Com o passar dos anos, ela e seu esposo vieram morar em Tapera, onde iniciou o funcionamento da Padaria Sattler, de 1965 até 2009.

Segundo ela, a convite da sua amiga Inês Bauermann, iniciou o Curso de Magistério no IEE Nossa Senhora Imaculada, de Tapera (na época, Escola Normal Nossa Senhora da Pompéia), “para assim, começar a trabalhar com ela na Secretaria de Educação”, complementa Isabela.

Após, trabalhou na Escola Imaculada, alfabetizando crianças. Tempos depois, foi lecionar na EEEM Dionísio Lothário Chassot, onde também já foi vice-diretora.

Na escola Dionísio, Isabela criou o livrinho “Talita No Mundo Encantado dos Bichos, e este, marcou sua trajetória como professora. O livrinho serviu como um melhor método de ajudar crianças na alfabetização. “Alfabetizei crianças com esse livrinho e muitos professores o adotavam, foi ótimo o trabalho com ele”.

Além disso, Isabela já foi catequista, e atualmente, participa do Apostolado da Oração, e da Renovação Carismática Católica.

“É muito emocionante ter sido professora, pois até hoje vários ex- alunos me encontram na rua e me abraçam e lembram que fui professora deles ou catequista”, destaca Isabela.

“Eu me sinto muito feliz porque é ótimo viver nesta cidade de Tapera. Aqui, não só trabalhei, eu e meu esposo criamos uma família amada e linda, e também muitas amizades”, concluiu Isabela.