Esporte
Jovem taperense é convidada para teste no futebol feminino do Grêmio
12 fevereiro 2021 | Esporte
Compartilhe:

 

No dia 22 de novembro de 2020, a taperense Sofia Geisel Lauxen, de 10 anos, que atua na equipe feminina Sub 11 do Vila Nova de Passo Fundo, participou de uma avaliação naquela cidade, com o Grêmio de Porto Alegre. Sofia passou no teste e foi convidada para ir a Porto Alegre, no próximo dia 18/02, para fazer novos testes no Grêmio com outras meninas de todo o Estado.

A Sofia, que é filha de Lisandro Lauxen e Juliana Geisel, atua no Vila Nova e ainda joga no futsal masculino Sub 11 da ADAJ, de Tapera, onde começou no Sub 09.

O Jornal da Integração conversou com os pais de Sofia, Lisandro e Juliana, os quais nos contaram a trajetória desta jovem, cheia de vontade de jogar futebol e como é ter uma filha tão dedicada ao esporte. Confira:

“Sofia Geisel Lauxen nasceu em Tapera/RS no dia 02 de julho de 2010, uma garotinha linda e inteligente que desde bem pequena demonstrou o seu gosto pelo esporte, pela competição e por atividades que a desafiavam. Na Escola além de demonstrar muita facilidade na aprendizagem e um gosto pelos números, a bola sempre estava presente e ela organizava os times para a hora do recreio.

A trajetória da Sofia no futebol está sendo surpreendente, pois no início não imaginávamos que o gosto dela por este esporte era tão grande.  Como os barulhos da bola batendo nas paredes da casa estavam aumentando, resolvemos procurar um lugar para ela conhecer e praticar este esporte, de principio não foi fácil pois, é menina e as nossas escolinhas de futebol são compostas por meninos. Porém, em 2018 a A.D.A.J aceitou a participação da Sofia nos treinos, não tendo muita participação nos jogos. Em 2019, permanecendo na categoria sub 9 sua participação foi sendo gradativamente mais efetiva, sendo jogadora titular da categoria, jogando como ala e pivô. Em 2020 passou para a categoria sub11, onde foi mais um desafio para ela pois, colegas e treinador novos, além das exigências com os treinos. Quando estava se encaixando com o grupo veio a pandemia e a parada com os treinos, porém em casa a bola rolava e batia nas paredes, por vezes ia com o pai no campo da Polícia Rodoviária para jogar. Neste período começamos a pensar que a Sofia precisava conhecer mais do futebol feminino e aí soubemos do Vila Nova de Passo Fundo, futebol de campo.

Ao entrar em contato com este time descobrimos que o Grêmio estaria fazendo uma avaliação das jogadoras do time do Vila, assim como de atletas de toda a região. A equipe técnica do Vila Nova reconheceu a Sofia de um campeonato que ela participou com ADAJ em Não-Me-Toque (março 2020) e a partir daí a Sofia já estava convidada a treinar junto das meninas do Vila e ainda foi selecionada para a segunda etapa de avaliação do Grêmio em Porto Alegre, nos dias 19 e 20 de fevereiro 2021.

Desde novembro de 2020 a Sofia treina em Passo Fundo, todos os sábados à tarde. Tendo participado de amistosos em Santa Rosa, onde jogou na posição de meio campo e pivô, fazendo gols em todas as partidas.

Para nós pais é um misto de sentimentos e adrenalina ver a Sofia tão dedicada nos treinos e jogos, tanto do ADAJ (terças e quintas) quanto do Vila Nova (sábados). E acreditamos que enquanto ela estiver fazendo o que gosta, estaremos juntos com ela, incentivando e proporcionando o que pudermos para ela se desenvolver e aprender tudo o que o esporte proporciona.

Nós como pais de uma menina que gosta de jogar bola gostaríamos de dizer a todos que quando se tem vontade e dedicação, mesmo sendo difícil, é possível alcançar, é possível tentar, ou melhor ainda é gratificante demais, ver e sentir sua filha feliz, mesmo que num lugar que você não imaginava.

O sonho da Sofia é ser jogadora de futebol, mas sabe a importância de continuar sendo dedicada também aos seus estudos para quando chegar a hora saber qual faculdade escolher. O recado da Sofia para todas as meninas que gostam de jogar futebol é que peçam para seus pais uma oportunidade de ver e de treinar numa escolinha e ter coragem de entrar em campo ou em quadra”.