Saúde Tapera
Laboratório Bioexame oferece novo método de coleta para teste do coronavírus
12 fevereiro 2021 | Saúde Tapera
Compartilhe:

O teste rápido de Covid-19, para detecção precoce do vírus tem se mostrado uma ferramenta eficaz no diagnóstico e no enfrentamento do coronavirus. Realizado através de swab de nasofaringe, também conhecido como exame do cotonete, esse teste tem se mostrado bastante eficiente, desde que se utilize marcas confiáveis.

O inconveniente deste exame é o desconforto na introdução do swab no nariz, para que se alcance a nasofaringe, que é o local ideal para encontrar amostras do vírus a ser detectado. Todos se lembram da demora para chegarem esses primeiros testes, afinal se tratando de covid 19-tudo ainda é muito novo.

Mas, as pesquisas continuam e os testes vão se aperfeiçoando, e hoje já tem no mercado um teste rápido que é realizado através da saliva, que tem a mesma especificidade do exame nasal, porém, sem o conhecido desconforto desse último. Com um custo um pouco maior, ele é ideal para a coleta em crianças.

São basicamente três testes rápidos que existem no mercado hoje. O testes que detectam antígeno (nasal e saliva) que conseguem detectar de maneira precoce a partir do 3° dia de sintoma até o quinto dia, podendo aparecer como uma fraca reação até o sétimo dia.

O terceiro teste é o que detecta anticorpos e o recomendável é que se faça depois do 14° dia, que é o tempo necessário para o organismo produzir tais anticorpos. Esse teste pode inclusive demonstrar se você ficou imune ou não ou se por ventura passou sem sintomas e nem ficou sabendo.

No Laboratório Bioexame temos à disposição do paciente os três testes e mais a RT PCR, considerado o teste padrão ouro para detecção do Covid. Quando necessário contate-nos. O Laboratório Bioexame está à disposição para lhe atender e fornecer o teste mais específico para o seu caso”.