Lagoa dos Três Cantos produziu mais de 44 mil toneladas de grãos na safra de verão 2020/2021
13 maio 2021 |
Compartilhe:

A produção de soja e milho em Lagoa dos Três Cantos nesta última safra superou a marca de 44 mil toneladas em pouco mais de 10 mil ha cultivados.

Conforme os números do escritório local da Emater/RS-Ascar, a lavoura de soja ocupou uma área de 9.650ha, com média de 66,7 sacas/ha, atingindo 643 mil sacas, que corresponde a 38,6 mil toneladas. Já o milho ocupou área de 580 ha e a produtividade alcançou a média de 168,2 sacas/ha. A produtividade final de milho no município foi superior a 5,8 toneladas.

A engenheira agrônoma e extensionista rural da Emater de Lagoa dos Três Cantos, Miria Rosa Durigon, cita que, nos últimos anos considerados normais no município, ou seja, sem ocorrência de eventos climáticos extremos (principalmente estiagem), a produtividade média de soja variou de 60 à 66,7 sacas/ha e a de milho, de 157 à 200 sacas/ha.

Ela também enfatiza que, principalmente a cultura do milho, é bastante dependente de ocorrência de chuvas bem distribuídas durante o ciclo, em especial, durante a fase mais crítica, que ocorre de duas a três semanas antes do pendoamento até duas semanas após o espigamento. A falta de chuvas durante esse período acarreta em falhas na formação de grãos. Para a cultura da soja, a fase mais crítica se estende desde o florescimento até o final do enchimento de grãos.

*Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos