“Leitura e Comunicação” é tema de estudo na EMEF João Batista Mocelin
3 dezembro 2021 |
Compartilhe:

Alunos visitaram o Jornal da Integração, para tirar suas dúvidas e saber o funcionamento do jornal impresso.

No mês de outubro, os alunos do 5° ano da escola EMEF João Batista Mocelin, da Vila Paz, em Tapera, realizaram uma visita a biblioteca pública para conhecer as suas dependências e o seu trabalho. Na ocasião, os mesmos demonstraram maior curiosidade pelo acervo de jornais e a riqueza de informações que continham a respeito da história do município. A partir daí decidiu-se coletivamente desenvolver um projeto intitulado “Leitura e Comunicação” através da metodologia de projetos do PUFV.

Inicialmente, escreveram textos usando roteiros programados, trabalho com diferentes gêneros textuais, exploração das diferentes partes de um jornal, incentivo à leitura diária e a visitação aos jornais de cidade JE Acontece (eletrônico) e Jornal da Integração (impresso).

A professora Daniele Dal Pizzol e coordenadora Fernanda Cornelius, estiveram acompanhando os alunos durante estas visitas, e ressaltam que, “no momento que os alunos entraram em contato com os jornais ficaram muito impressionados com a riqueza dos mesmos e pela diversidade de informações e gêneros textuais que continham, surgindo a ideia de produzir textos para confecção de um jornal escolar que recebeu o nome de 5° Ano Informa, que será distribuído no final de novembro para a comunidade escolar”.

Observou-se o crescimento dos alunos na produção textual e também no interesse pela leitura, sendo que aprimoraram os seus conhecimentos da escrita padrão e o hábito da leitura de jornais, bem como outros textos informativos.

“A partir da realização desse projeto, destaca-se a importância de sempre partir do interesse do aluno, do que lhe causa curiosidade, para que aconteça o aprendizado de forma agradável e lúdica, envolvendo o protagonismo e a formação cidadã”, concluem as educadoras.