Nutricionista fala como evitar exageros na alimentação nas festas de fim de ano
24 dezembro 2021 |
Compartilhe:

É tempo de se preparar para comemorar as datas festivas. O período de Natal e Ano Novo é momento de estarmos com pessoas queridas, de rever os sonhos ainda não realizados e de renovar forças para concretiza-los.

Nesses momentos especiais, devemos lembrar que temos que continuar cuidando da nossa saúde. Diante disso, o cuidado com a alimentação saudável também é fundamental nesse período.

O prazer em se alimentar deve sempre estar presente, mas para isso não se deve deixar de lado questões como variedade, equilíbrio e moderação. Por isso, a Nutricionista selbachense Juliana Kohler, deixa algumas dicas de como comemorar sem se preocupar com os excessos nesse período.

  • Evite alimentos ultra processados (aqueles que ficam muito tempo em prateleira sem estragar, ricos em conservantes, acidulantes, sódio, açúcar ou gordura). Aposte no consumo de frutas, verduras, legumes nas formas cozida, assada ou grelh
  • Evite ficar muito tempo em jejum. Isso faz com que você sinta mais fome no momento da próxima refeição e aumente a quantidade de comida a ser ingerida. Procure sentir o gosto de cada alimento, mastigue devagar. Evite aparelhos eletrônicos que desviam a atenção na hora da comida.
  • Modere no consumo de álcool. Cerveja, vinho, coquetéis, caipira até refrigerantes são líquidos que possuem calorias. Devemos ingeri-los com equilíbrio e não esquecer de beber muita água. Isso evita a desidratação, que causa mais sensação de fom Isso ocorre porque o álcool pode sobrecarregar o funcionamento do fígado, levando à desidratação, agitação, além de desregular o sono, e interferir no equilíbrio de hormônios que controlam a sensação de saciedade. Os benefícios da ingestão de água vão além disso, regula a temperatura corporal, melhora da circulação sanguínea, melhora o funcionamento dos rins, desintoxica o corpo, regula o intestino, aumenta a imunidade do corpo. Além do consumo de água, podemos ingerir sucos naturais, kombucha ou água saborizadas.
  • Não deixe de realizar alguma atividade física. O exercício físico faz com que o corpo consiga queimar parte das calorias ingeridas além de ajudar o controle da ansiedade e regula o metabolismo corporal.
  • Aposte no prato colorido. Quanto mais colorido de saladas, legumes, verduras e frutas mais saudável e cheio de vitaminas, fibras e minerais ele estará. Controle a quantidade servida do prato principal. Sirva pequenas porções no prato de cada alimento que desejar, isso faz com que você não exagere as calorias. Aposte nas frutas e verduras da estação, principalmente uvas, morango, pêssego e melancia bem como tomate, alface, rúcula, repolho roxo e pepino.

Diante de tudo isso, conforme a Nutricionista Juliana, o segredo de uma alimentação equilibrada baseia-se no autocontrole e não em restrições difíceis de suportar. Exagerou na quantidade? Bebeu demais? Nada de compensar o exagero ficando sem comer. Após as festividades, retome a rotina e os cuidados com a alimentação e não pule refeições para ativar o metabolismo. Vale abusar da água, dos legumes, das verduras e de algumas frutas no dia seguinte, além de praticar atividades físicas para ajudar o corpo desintoxicar e retornar ao equilibro.

Caso tenha alguma dúvida o precise de alguma ajuda, procure uma nutricionista para lhe auxiliar nesse período. Com tudo isso, vamos iniciar 2022 com mais saúde e qualidade de vida.