Outubro Rosa: a prevenção pode mudar sua história
11 outubro 2021 |
Compartilhe:

Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O principal objetivo é sensibilizar mulheres quanto a importância da prevenção, compartilhar informações sobre a doença e também proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico.

Francieli Luiza dos Santos Sabo, Enfermeira da ESF Jacob Bonato de Tapera, destacou que “o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. O câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais, por isso detectá-lo precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”, frisa.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama como: obesidade e sobrepeso após menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, não ter amamentado, história familiar entre outros. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, principalmente após os 50 anos.

“Quando a mulher conhece bem seu corpo pode perceber mudanças que não são normais nas mamas e fica atenta para um sinal suspeito”, diz a enfermeira.

Quais são os sinais e sintomas?

-Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor;

-Alterações no bico do peito;

-Nódulos na região embaixo do braço (axilas);

-Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes. “Destaco a importância de todas as mulheres, independente da idade, se conhecer, conhecerem seu corpo. Olhar, palpar e sentir suas mamas para reconhecer as mudanças naturais e ficar atenta a alterações suspeitas”.

Francieli destaca ainda que, “outro fator importante é ter seus exames de rotina em dia, exame citopatológico de colo de útero e também a mamografia. Mamografia de rastreamento é recomendada a mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos e mamografia diagnóstica para avaliar uma alteração suspeita em qualquer idade quando houver indicação médica”.

Durante o mês de outubro, esse assunto é destaque devido as campanhas e atividades desenvolvidas. Mas, é importante ressaltar que durante todo o ano as equipes de saúde do município de Tapera oferecem serviço voltado a saúde da mulher (saúde sexual, saúde reprodutiva, enfrentamento à violência doméstica e sexual) e atenção ao câncer de mama e colo de útero, “o cuidado deve acontecer durante todo o ano”, completa Francieli.

A luta contra o câncer começa na conscientização, entender a doença, entender fatores de risco e principalmente sobre a prevenção. O Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem para cuidarem de si mesmas. “Por meio da prevenção podemos reduzir o número de casos registrados e mortes”.

“Então, não negligencie os cuidados, procure adotar hábitos saudáveis, reduza o consumo de álcool, pratique atividades físicas com regularidade e mantenha o peso adequado”.

“Quando você cria hábitos saudáveis de autocuidado contribui para uma melhora na saúde e conseqüentemente na qualidade de vida. A prevenção pode mudar sua história”, concluiu a enfermeira.