Padaria Petter: 80 anos de história e qualidade
5 junho 2021 |
Compartilhe:

Os primeiros imigrantes alemães começaram a chegar no Rio Grande do Sul a partir de 1824, instalando-se no Vale do Rio dos Sinos. A família de Pedro Augusto Petter (In Memoriam) radicou-se na região de Estrela- RS. No desbravar novos territórios, saíram de Estrela, passaram por Quinze de Novembro, Espumoso e instalaram-se em Tapera no ano de 1941, desenvolvendo a atividade de panificação.

No começo, a empresa familiar funcionava de forma artesanal e localizava-se na AV. XV de Novembro, com a utilização do forno de barro e pães assados na palha. A distribuição acontecia em grandes cestas e mais tarde em gaiotas puxadas à cavalo.

O pão d’água foi se tornando o ‘carro chefe’, sendo indispensável à mesa dos taperenses, seja o pão quentinho no café da manhã ou para os churrascos de domingo.

Enquanto a cidade ‘ainda dorme’, os pães já estão sendo preparados e é no calor de um forno à lenha que se enfrenta o frio das madrugadas. As conquistas foram possíveis graças à capacidade de trabalho, que é o ‘fermento’ que faz crescer sonhos, projetos e realizações.

O pão nosso não é somente um alimento para o corpo e sim para a alma. Fazer pão tornou-se parte da identidade dessa família de imigrantes, que conquistou e definiu seu lugar e espaço.

Flávio (In Memoriam) e Lourdes, sempre foram muito dinâmicos, engajando-se em várias atividades no município, fazendo doações para festas, sorteios, instituições, entre outros. Participaram também, do programa “Pequeno Aprendiz”, que tinha a finalidade de oferecer mão de obra qualificada aos jovens e adolescentes.

Lourdes e Flávio sempre foram atenciosos com as pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes ajuda através de doações de alimentos, lanches, bolachas, sanduíches, entre outros.

Dona Lourdes, faz isso até hoje, com o lema “Fazer o Bem Sem Olhar a Quem”.

Ao longo desses 80 anos, a empresa sempre foi conduzida com habilidade, força e coragem pelos sucessores Flávio e Lourdes Petter, chegando à década de 2020, com orgulho de ser octogenária.

Essa caminhada é muito significativa, não somente pelo ‘pão nosso de cada dia’, produzido e distribuído, mas também pelas relações de amizade, parceria, laços afetivos desenvolvidos ao longo do tempo. Ainda hoje, a Padaria Petter conta com fregueses da época inicial.

A família de Lourdes ressalta que ela é uma mulher única, com alta capacidade de trabalho e resiliência, de ‘dar a volta’ nas situações mais difíceis da vida. “Ela mantém viva a alma e a memória dessa empresa familiar, com coragem e personalidade forte e não poderia faltar o grande fermento da vida… ou “sal da terra”…fé em Deus. Dona Lourdes merece ser homenageada por esse bravo percorrido. Queremos agradecer à todos que de uma forma ou outra contribuíram, prestigiaram e nos acompanharam ao longo desses 80 anos”.

A Padaria Petter localiza-se na Rua Almirante Barroso, 247, em Tapera. Telefone para contato: (54) 3385 -1149.