Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Passo Fundo divulga carta em memória do padre Ivo Barth
14 janeiro 2021 |
Compartilhe:

Faleceu no domingo, 10 de janeiro, no Hospital São Vicente de Paulo, o pároco da paróquia São João Batista, de Colorado, Padre Ivo Barth. Aos 77 anos, Pe. Ivo estava internado no Hospital São Vicente de Paulo e lutava contra o vírus que abalou o mundo todo, o Covid-19. O sepultamento aconteceu em Selbach, nessa segunda-feira, 11.

A Pastoral Presbiteral divulgou nota em memória do Padre Ivo, nos seguintes termos:

“Estimados familiares, arcebispo metropolitano e presbíteros, e aos fiéis das paróquias São João Batista e São Tiago, saudações em Cristo Senhor Nosso.

A pastoral presbiteral da Arquidiocese de Passo Fundo vem por meio desta carta manifestar a solidariedade cristã a todos pela Páscoa de nosso irmão em Cristo, Pe Ivo Barth. Infelizmente essa situação em que a humanidade se encontra, como nos recordou o Papa Francisco, nos põe todos no mesmo barco. E um dos assuntos que voltou a fazer parte da vida humana foi exatamente o assunto da morte, para alguns fracasso, para outros fim, para nós um acontecimento necessário para chegarmos ao Senhor.

Sabemos que morreremos, mas não queríamos que o Pe Ivo partisse assim. Bem como as mais de 200 mil vítmas da mesma doença em nosso país. Tristemente o Covid apressou a fragilidade humana que, de uma forma tão triste nos “roubou” o amigo, o irmão, o companheiro de canastra, o gremista, o alegre e bem humorado Pe Ivo Barth.

Rezamos pelos irmãos e por todos os familiares, especialmente os Padres Aldino e Adalíbio. Rezamos também pelo povo fiel da paróquia São João Batista de Colorado, que hoje entrega seu pároco para o Senhor, função esta que o Pe Ivo fez tantas vezes pelos seus, agora é a vez da comunidade se despedir do seu pastor. E a paróquia São Tiago de Selbach nossa oração também por perderem um filho ilustre que conheceu o caminho vocacional no coração desta comunidade paroquial.

E como no Evangelho após a ressurreição Jesus perguntou: “ Pedro tu me amas?” Ao que o discípulo respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Jesus disse: “Cuida das minhas ovelhas”(Jo 21,15-19) Cremos que o mesmo Senhor perguntará ao Pe Ivo: “Tu me amas?” E ele responderá “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” E o Senhor lhe dirá: “Segue-me porque cuidastes muito bem das minhas ovelhas que te foram confiadas.”

Vai em paz Pe Ivo, lembraremos de você com muito carinho. Pois como diz o Papa Francisco, “Devemos recordar esta experiência difícil que todos nós vivemos juntos. E seguir em frente com esperança, que nunca decepciona. Estas serão as palavras-chave para recomeçar: raízes, memória, fraternidade e esperança”.

Planalto News