Tapera
Professores da Educação Profissional do Instituto Imaculada participam de formação pedagógica
24 agosto 2021 | Tapera
Compartilhe:

Os professores da Educação Profissional do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada participaram, na noite do dia 6 de agosto, sexta-feira, de mais uma formação pedagógica. A temática “A importância do Diálogo Ético na Formação Técnica’’ foi trabalhada pela fisioterapeuta e doutora em Educação Renata Maraschin.

Conforme Renata, o diálogo ético e interdisciplinar possibilita o desenvolvimento de novas práticas e experiências culturais. Representa o encontro dialógico das disciplinas, habilidades e competências, tornando-se condição para a construção de uma educação na qual a verdade e a moralidade podem se manifestar.

O diálogo interdisciplinar torna o professor ainda mais especialista na disciplina que trabalha, pois ao integrar seus conhecimentos com outra área, amplia esses conhecimentos a partir de pontos de vista diversos, o que de fato contribui para uma formação profissional e humana.

Maraschin retoma os estudos do filósofo e pesquisador Hans Georg Flickinger, que afirma: “O reconhecimento mútuo das disciplinas, uma das exigências para conduzir o diálogo interdisciplinar, traz à tona um fator ético. Aceitar o ser diferente das disciplinas sem querer assemelhá-las uma à outra pressupõe uma postura ética de reconhecimento e de responsabilidade mútua.”

Além das reflexões e discussões sobre “A importância do Diálogo Ético”, o encontro também proporcionou um momento de análise com relação às seguintes indagações: que profissional queremos formar? Qual o perfil ideal para o mercado de trabalho? Quais as habilidades e competências desenvolvidas?

A formação pedagógica docente na Educação Técnica, além de priorizar a articulação entre teoria e prática e o diálogo das diferentes áreas, intensifica as habilidades e competências profissionais e busca desenvolver uma formação mais ética e humana.