Profissionais da Área Técnica do Instituto Imaculada participaram do 36º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola
14 dezembro 2021 |
Compartilhe:

De 24 a 26 de novembro, os professores Luís Carlos Rizzi e Thiarles Brun, a supervisora Paola Köhler e a vice-diretora Cristiane Comin participaram do 36º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola, organizado pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos em Ensino Agrícola (Agptea). As atividades aconteceram no salão de eventos do hotel Laghetto Viverone, em Rio Grande (RS), e contou com 130 participantes. Momento de discussões, socializações e análises com relação à Educação Profissional, principalmente no que se refere ao Ensino Técnico Agrícola.

As atividades tiveram início na noite de quarta-feira (24) com a manifestação do presidente da Agptea, Fritz Roloff, que salientou a necessidade da realização do evento para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável. Na sequência, a palestra de abertura ficou por conta do psicólogo Vilnei Roberto Varzim, professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), abordando o tema “A Arte de Ser Feliz’’.

A programação seguiu na manhã de quinta-feira (25) com o Superintendente da Educação Profissional (Suepro), Frederico Guedes, que enfatizou a importância da Educação Profissional do Rio Grande do Sul, bem como possíveis readequações, a fim de melhorar ainda mais a qualidade do trabalho em busca de diálogo com a realidade, proporcionando “Novos Rumos da Educação Profissional”.

Após a análise realizada pelo Superintendente da Educação Profissional, a temática em discussão foi “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes de Educação Ambiental no RS”, tema conduzido pelo professor doutor Gabriel Grabowski, pesquisador da Universidade Feevale, membro do Conselho de Educação e da Diretoria da Aesufope e do Consinos). Além dessas discussões, também foi realizada a Assembleia Geral da Federação Nacional de Ensino Agrícola (Fenea).

Para encerrar as atividades do 36º Encontro Estadual de Professores e 8º Congresso Nacional de Ensino Agrícola, a sexta-feira iniciou com a palestra “Potencialidades e usos do Colostro bovino – Silagem de Colostro”, ministrada pela Mara Helena Saalfeld, mestre em Medicina Veterinária, especialista em Homeopatia e Fitoterapia da Esreg Emater de Pelotas (RS) e doutora em Biotecnologia. Segundo ela, hoje, o colostro pode ser utilizado na alimentação, suplementação e medicamentos.

Ainda na sexta pela manhã, aconteceu o painel “Licenciamento de Agroindústrias”, que contou com a participação do técnico agrícola Glauber Perez Guerreiro. Posteriormente, Márcio Rocha de Campos Moraes e a extensionista da Emater de Rio Grande também participaram, destacando o contexto e a importância das agroindústrias. Para encerrar as atividades, as escolas participantes apresentaram diversas práticas pedagógicas e trocas de experiências que marcam a história da Educação Profissional do Rio Grande do Sul.