Projeto de Dança Municipal: auxiliando no desenvolvimento dos alunos
7 junho 2021 |
Compartilhe:

Débora Oliveira, trabalha com o Projeto de Dança Municipal há 1 ano.  Nas aulas, são desenvolvidas atividades que aprimoram a coordenação motora, o equilíbrio, e a postura, além de atividades que exigem agilidade, concentração e muita criatividade.

Quem participa do Projeto de Dança do município são alguns alunos da rede municipal. “É feito um convite aos alunos e para os interessados os pais devem autorizar e inscrever seu filho no projeto”, explica Débora.

Ainda segundo a professora, é muito importante que os alunos participem do Projeto. “As danças são práticas que auxiliam os alunos a tomar consciência do seu corpo físico, trabalhar a concentração, a memória e a coordenação motora. A dança favorece aos alunos bem estar físico, mental, emocional e social”, destaca.

Devido a pandemia, o Projeto de Dança está voltando aos poucos, onde as aulas estão sendo adaptadas para que todos os cuidados sejam tomados. Cada escola tem seus horários para o Projeto e as aulas de dança são no turno inverso. Atualmente, as aulas estão acontecendo nos ginásios das escolas, “pois é um espaço grande, e estamos respeitando todos os protocolos exigidos pela secretaria de saúde, o espaço das aulas é bem arejado, os alunos ficam distanciados, o uso de máscara cobrindo boca e nariz é obrigatório, ao chegar na aula é medido a temperatura, e os alunos são orientados a passar álcool em gel ao chegar e ao sair da aula”, completa Débora.

A APAE de Tapera também possui Projeto de Dança, onde o mesmo é feito através de recursos que a escola recebe do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, depositados no fundo da criança e do adolescente no conselho. Esse recurso é o que gera os projetos da APAE e um deles é o Projeto de Dança no qual a professora Débora está tendo a oportunidade de ministrar.

Todos os alunos que frequentam a APAE podem participar do Projeto. Atualmente, como medida preventiva, os alunos estão divididos em dois grupos, as aulas de dança acontecem todas as quartas-feiras, então, uma semana os alunos do grupo 1, realizam as aulas, e na outra semana o grupo 2, e assim sucessivamente. “É valido salientar que estamos tomando todos os cuidados para garantir a saúde dos alunos e professores”, frisa Débora.

Recentemente, a APAE de Tapera participou do Festival Conexão em Dança 2021. Todo o evento foi realizado de forma remota. Os alunos que tiveram interesse em participar foram orientados a criarem uma coreografia de até dois minutos, ou fazer a coreografia criada e enviada pela professora Débora. “Todos ensaiaram bastante em suas casas, mandavam vídeos de suas coreografias para podermos acompanhar o andamento deles”, destaca.

A professora conclui com uma mensagem: “Foi uma alegria poder vivenciar junto com eles essa oportunidade e ver o quanto cada um se esforçou para dar o seu melhor, e todos os que participaram conquistaram uma colocação na categoria que foram inscritos, cada um recebeu uma medalha e um certificado de participação. Costumo dizer que a Dança é a arte de se movimentar e o objetivo do projeto de Dança Escolar é apresentar para os alunos como a dança pode ser favorável para sua qualidade de vida, além de ser uma prática relaxante e divertida. Os benefícios da dança são inúmeros e envolvem: o condicionamento físico, coordenação motora, autoestima, além de aliviar o estresse e diminuir a timidez. Fatores super importantes para o contexto que estamos vivenciando”, finaliza.