Tapera
Sala do Empreendedor é inaugurada em Tapera
16 julho 2021 | Tapera
Compartilhe:

Foi inaugurado na tarde de quinta-feira, 15/07, a Sala do Empreendedor em Tapera, na sede da ACIT. Participaram da inauguração o presidente da ACIT, Rogério Pinheiro; o prefeito Volmar Kuhn, o vereador Márcio Paulus, o secretário Elias Goulart (Desenvolvimento), entre outras autoridades. Pelo SEBRAE estavam o gerente regional, Armando Pettinelli; o gestor de Políticas Públicas, Claudiomiro Reis; e o consultor que atende o município, Ricardo Nienow.

A Sala do Empreendedor é um espaço físico da Prefeitura Municipal de Tapera, que materializa a simplificação dos processos de abertura, baixa e funcionamento das empresas. É um local onde os empresários podem ter informações e solucionar suas dúvidas relativos a abertura, alteração, baixa e licenciamento de empresas.

“Esta é uma referência para o empreendedor, portanto é   importante que a gestão pública municipal perceba e entenda a Sala do Empreendedor como uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico”, explica Claudiomiro Reis -Gestor de Políticas Públicas do Sebrae.

As parcerias que poderão ser firmadas a partir deste setor, proporcionará uma maior conexão das ações e consequentemente potencializará para um melhor resultado. Visando a desburocratização busca-se com este espaço, uma centralização e concentração de serviços. Assim, será materializado um local único de processamento, observando a premissa de quem deve circular são os documentos e não o Empreendedor. Os serviços prestados neste espaço podem ser diversos, visando sempre a simplificação e desburocratização com foco no desenvolvimento municipal.

Cabe salientar que o escopo da Sala do Empreendedor tem potencial para ser muito maior do que a desburocratização dos processos. Pode e deve ir além destes serviços.

A Sala precisa ser o espaço de referência e o elo entre o cidadão empreendedor com a gestão municipal, tornando desta forma o ambiente mais favorável ao empreendedorismo fomentando o crescimento das micro e pequenas empresas no município.

De acordo com Marcio Francisco Benedusi, coordenador Estadual da Sala do Empreendedor do SEBRAE/RS, a Sala do Empreendedor pode ir além da emissão de alvarás, agregando as demais agendas de interesses empresariais no município, como por exemplo o acesso a crédito e a interação com outros agentes ou instituições que interfiram diretamente no dia a dia da empresa, fora a prefeitura.