Secretaria de Desenvolvimento reforça sobre a questão do lixo em Tapera
18 outubro 2021 |
Compartilhe:

Por: Tauana P. da Costa-Jornalista do Jornal da Integração-Tapera/RS

 

A administração municipal de Tapera tem trabalhado muito para melhorar ainda mais o sistema de coleta de lixo no município. Após a colocação dos contêineres, houve uma melhora significativa na logística e na organização, mas ainda faltam aprimoramentos que estão sendo trabalhados para dinamizar ainda mais o trabalho. “Sempre ouvimos as reclamações e sugestões para tentar de toda a forma com que sejam sanados os problemas apresentados, ao mesmo tempo em que sugestões possam ser aplicadas sempre que possível”, ressalta o secretário de desenvolvimento, Elias Goulart.

Nos bairros, conforme o secretário, o que acontece são problemas diversos. “É importante que toda a comunidade auxilie e ajude na fiscalização para evitar transtornos gerados pelo descarte incorreto”, completa

Tapera tenta ao máximo disponibilizar um sistema eficiente de coleta que está sempre sendo aprimorado, mas é fundamental que a comunidade faça a sua parte.

O recolhimento do lixo doméstico é ligado à Secretaria do Desenvolvimento, sendo realizado por uma empresa contratada e seguindo o cronograma de, às terças e quintas, lixo seco, e às segundas, quartas e sextas-feiras, o lixo orgânico. No que diz respeito a galhos e restos vegetais, a Secretaria de Obras é quem faz o recolhimento, seguindo o cronograma por bairros. Sobre restos de construção e entulhos, a responsabilidade é de quem produz.

Segundo Elias, são diversos os casos em que o lixo é descartado de forma irregular, o que ocasiona transtornos a todos os usuários. “É muito importante que a comunidade acondicione o lixo corretamente em sacolas plásticas dentro do contêiner, não coloque lixo solto, respeite os dias da coleta seletiva e ajude na fiscalização, para que todos sigam este cronograma. Salientamos a importância de todos fazerem a sua parte, [pois] assim, a coleta do lixo será sempre mais eficiente”, concluiu.