Selbach: Coral Municipal São Gregório se apresenta em Gramado e Canela
29 dezembro 2021 |
Compartilhe:

O Coral Municipal São Gregório, de Selbach, foi fundado em 12 junho de 1990. No próximo ano (2022), o Coral completa 32 anos. Ao todo são 26 cantores voluntários.
O Coral São Gregório tem como característica principal ser um coro cênico (que faz performances e coreografias junto com a interpretação das músicas).
Conforme Nei Leandro Schneider, Bacharel em Música, Habilitação em Canto Pela Upf, 2008; regente do Coral São Gregório há 17 anos; “esta mudança que foge ao modelo tradicional do canto coral trouxe nova dinâmica ao grupo e tornou as apresentações mais leves e contagiantes. Apesar de termos um repertório religioso para celebrações, nosso estilo predominante é de música popular”, diz.
Com a pandemia, o Coro passou a fazer os ensaios em casa, escutando áudios e fazendo gravações para avaliação do maestro. “Desenvolvemos os vídeos formato janelinha que foram feitos a distância, com ensaios solitários em casa”, ressalta o regente. “Cada cantor recebia uma trilha de ensaio, estudava e gravava para avaliação do maestro. Depois o cantor se filmava, ou era filmado por alguém e fazíamos a montagem do material com ajuda do STUDIO TRW, de Alto Alegre (Tarcísio Morgan)”, completa. Isso resultou em 12 vídeos feitos a distância em coros dos municípios de Selbach, Ibirubá e Fortaleza dos Valos. “Municípios que continuaram a investir nos seus coros e na cultura”.
O Coral Municipal São Gregório retornou com suas atividades a partir do mês de agosto, com apresentações presenciais, e com todos os cantores ativos. “Confesso que as primeiras apresentações foram bem emocionantes, e esse retorno era mais que esperado pelos cantores”, frisa.
Com esse retorno presencial surgiu novamente a oportunidade de cantar em Gramado, juntamente com o Coral do Norte do Maestro Izak Lucena dos Santos, regente de vários coros em Natal, Rio Grande do Norte. Os ensaios do Coral São Gregório iniciaram em setembro, sendo o repertório de natal com os coros de Selbach, Ibirubá e Fortaleza dos Valos, “e juntamos tudo em Gramado e Canela nos dias 15 e 16 de dezembro”.
Esta união resultou na formação do grande Coral do Sul, que fará a partir do ano que vem apresentações  nestes três municípios, semana passada foi em Fortaleza e no dia 22 em Ibirubá, celebrando o natal com 55 vozes.
O Coral São Gregório tem total apoio da Administração Municipal e tem como coordenadora Fabiele Maldaner Flach.
“Desejamos a todos um Feliz Natal e para o ano de 2022 temos um slogan bem simples: A Música não pode parar”, conclui Nei.

 

Por: Tauana P. da Costa-Jornal da Integração