Selbach: Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
15 junho 2021 |
Compartilhe:
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado hoje, 15 de junho, foi criado para conscientizar sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. A celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.
Com isso, o CRAS de Selbach realiza a “Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, com atividades de sensibilização ao tema, da segunda-feira (14) até a sexta-feira (18). As ações serão realizadas nas dependências do CRAS, com os grupos atendidos, além de atividades na rádio local e divulgação nas redes sociais.
A temática será abordada com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, crianças e adolescentes, e também com as pessoas de todas as idades em prol de conscientizá-las sobre a importância de respeitar o idoso.
Todo tipo de violência deve ser denunciada, seja pelo idoso, familiares, amigos ou vizinhos. Para isso, o disque 100, que funciona 24h, recolhendo denúncias. É um serviço gratuito e a identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas no CRAS, Delegacia de Polícia ou Brigada Militar.
Violência contra o idoso
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas contra integridade física e emocional de pessoas de 60 anos ou mais. Algumas formas de violência são: física, negligência e abandono, sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, autonegligência e violência psicológica.
*Prefeitura Municipal de Selbach