Selbach se destaca na 51ª Ciranda Cultural de Prendas e o 33º Entrevero Cultural de Peões em Ibirubá
21 setembro 2021 |
Compartilhe:

A 51ª Ciranda Cultural de Prendas e o 33º Entrevero Cultural de Peões foram realizados na cidade de Ibirubá no dia 7, feriado nacional de Independência do Brasil. A programação iniciou-se às 8 horas da manhã, com recepção e café aos convidados.

Selbach foi um dos municípios que se destacou no evento. Representantes do CTG Estância do Imigrante conquistaram títulos, e com muito orgulho, levarão o tradicionalismo consigo e representarão o município e a entidade em eventos futuros.

Yasmim Finger, 15 anos, 1ª Prenda Juvenil da 9ª RT

Tudo começou aos quatro anos de idade, quando Yasmin ingressou na invernada artística. Na época, participou do seu primeiro concurso como Prendinha Mimosa. Em 2014 e 2015 conquistou o cargo de 1ª Prenda Dente de Leite. Em 2015 e 2017, conquistou a faixa de 2ª Prenda Mirim. “Como o nosso CTG realiza concurso somente a cada dois anos, tive a oportunidade de participar pela primeira vez de uma ciranda regional, conquistando assim, em 2017/2018, o título inédito para o CTG Estância do Imigrante, sendo o de 1ª Prenda Mirim da 9ª RT”, podendo, desta maneira, participar de uma ciranda estadual, na qual não obteve o resultado esperado. Em 2019 e 2021, conquistou a faixa de 1ª Prenda Juvenil do CTG Estância do Imigrante, tendo novamente a oportunidade de participar de uma ciranda regional, onde conquistou o tão sonhado título de 1ª Prenda Juvenil da 9ª RT.

Yasmim participa da invernada artística, declamação, canto e de cavalgada, representando o CTG Estância do Imigrante. Também faz parte do Departamento Jovem da 9ª RT.

Segundo ela, sua preparação deveria ter sido mais intensa, pois esse ano foi atípico. “Tínhamos pouco tempo para nos prepararmos, e minha prioridade eram as atividades escolares, sendo que o tempo restante para estudar era pouco. Então, tive que abrir mão de algumas horas de lazer e divertimento. Embora sabendo da responsabilidade de representar bem meu CTG e meu município, me senti feliz e orgulhosa em ter essa oportunidade, e por isso, me senti na obrigação de ir lá e fazer o meu melhor”, diz Yasmim.

Quando saiu o resultado e anunciaram seu nome como 1ª Prenda Juvenil da 9ªRT, “achei que fosse um sonho, era tanta felicidade que, no momento, não pensei em obrigações e responsabilidades, queria apenas curtir esse momento incrível. Passando a euforia, veio à tona a responsabilidade e uma nova esperança por ter uma segunda chance de novamente participar de uma ciranda estadual e fazer tudo diferente, tudo melhor”.

Agora, o compromisso de Yasmim ficou ainda maior, “pois além da faixa, carrego comigo a imagem do meu CTG, da minha cidade e da minha região. Então, tenho que servir de exemplo, tenho que praticar e difundir ainda mais nossa cultura gaúcha”, completa ela.

“Não desistam dos seus sonhos, pois se Deus nos permitiu sonhar, é porque ele sabe a capacidade que temos em realizá-lo. Então, sonhe, lute e você verá que tudo na vida não é uma questão de sorte, e sim, de consequências”, concluiu.