Selbach tem a maior árvore de Natal de garrafas pet da região do Alto Jacuí
24 dezembro 2021 |
Compartilhe:

“Um Sonho de Natal se torna um objetivo quando uma ação é tomada em direção à sua concretização e uma equipe se mobiliza por isso”. Esse pensamento resume o Sonho de Natal que a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS Darci Aloísio Ely, de Selbach, tornaram realidade.

Do sonho do prefeito municipal Michael Kuhn, nasceu a idealização do pinheiro sustentável. No mês de março, iniciaram-se os trabalhos com planejamento, contatos, esboços e reuniões, findando em novembro. Em seguida, houve uma grande mobilização na comunidade selbachense para a conscientização do recolhimento das garrafas pet, até então descartadas.

Nesse movimento, amigos, vizinhos e alunos de todas as escolas – tanto da rede municipal quanto estadual – se engajaram na doação dos litrões. Pessoas foram até o CRAS Darci Aloísio Ely fazer a doação de suas garrafas pet. Equipes recolhiam garrafas tanto na cidade quanto no interior do município, enquanto outros ajudantes lavavam, cortavam, pintavam, uniam. Assim, o Sonho de Natal, aos poucos, foi tomando forma. A árvore tem 14 metros, sendo 12 deles totalmente de pet, e dois, de estrutura metálica abaixo do solo. Foram mais de onze mil garrafas utilizadas na confecção deste.

A Secretaria Municipal de Assistência Social já não conseguia mais caminhar sozinha e teve o apoio da Secretaria Municipal de Obras, que se tornou uma grande parceira para a realização do sonho. O trabalho foi de uma equipe multidisciplinar, orientado pela experiente artesã Lucy Andrade, com visão e amor pelo que faz.

O Sonho de Natal começou a tomar forma e saiu das salas e do galpão do CRAS Darci Aloisio Ely para os trevos, canteiros e a praça do município de Selbach. O espírito de Natal tomou conta dos munícipes quando as luzes começaram a se acender.

O Sonho de Natal da cidade de Selbach foi possível graças ao empenho de cada selbachense que colaborou com suas garrafas pet e da equipe comprometida e apaixonada que acreditou num “Sonho”. Conforme Cibeli Vogel de Souza, secretária municipal de Assistência Social do município, para 2022, a expectativa é “de projetarmos o maior pinheiro sustentável do Brasil, atingindo uma altura de 22 metros”, comenta.

“Particularmente, penso que um trabalho como esse teve um resultado positivo por pessoas acreditarem na ideia, haver engajamento e vontade em fazer. A comunidade está presente em cada pedacinho de garrafa colocada na árvore, porque muitas pessoas participaram doando, muitas mesmo”, frisa Cibeli.

A árvore tem beleza tanto durante o dia, com sua cor branca e estrelas douradas, laços e bolas vermelhas, quanto à noite, com o jogo de luzes e cores brilhantes. “A ideia de trazer alegria, encantamento para nossa comunidade e, principalmente, para nossas crianças, é o que alegra nossa administração. Quero registrar meu agradecimento também à nossa equipe, que não mediu esforços para a realização deste trabalho. Venham para Selbach, venham se encantar e dividir bons momentos com sua família! Tenham todos um Natal de paz junto dos seus”, conclui a secretária.