Sistema solar fotovoltaico é instalado no Instituto Imaculada
11 outubro 2021 |
Compartilhe:

O Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada agora utiliza um kit completo de energia solar recebido na primeira semana do mês de outubro. O equipamento, que é oriundo de uma emenda parlamentar da bancada gaúcha destinada ao Curso Técnico em Agronegócio, por meio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), foi instalado pela Empresa SOLEN, de São Paulo.

A energia solar fotovoltaica é a geração de energia elétrica através da luz do sol, quando, através de um sistema fotovoltaico, o consumidor pode abastecer todo o consumo elétrico de sua casa ou empresa. Agindo como um grande reator nuclear natural, o sol libera a cada instante pequenos pacotes de energia, chamados fótons, que percorrem aproximados 150 milhões de quilômetros, em cerca de 8,5 minutos, para chegar à Terra.

A cada hora, a quantidade de fótons que atinge o planeta seria capaz de gerar energia suficiente para, teoricamente, satisfazer as necessidades energéticas globais por um ano inteiro. No entanto, a porcentagem de participação da energia solar na geração elétrica mundial ainda é ínfima. Conforme a tecnologia vai evoluindo e seus custos vão reduzindo, porém, a nossa capacidade de aproveitar a abundância energética do sol vai aumentando.

Segundo os relatórios anuais da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a energia solar se tornou a fonte de energia, renovável ou não, que mais cresce no mundo.

O Kit de sistema solar fotovoltaico conta com 102 painéis fotovoltaicos de 335w (BYD); 1 inversor solar 8,2 KM Fronius com monitoramento via wi-fi, estruturas para fixação das placas, cabeamento e conectores.

Além da redução de custos, o sistema de painéis fotovoltaicos representa uma oportunidade para que os alunos conheçam o funcionamento de uma energia limpa e renovável no espaço escolar. É uma ação que vem ao encontro do 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – Cidades e Comunidades Sustentáveis.