Sofia, a jovem atleta taperense realiza testes no Grêmio
27 fevereiro 2021 |
Compartilhe:

Durante a última semana, a taperense Sofia Geisel Lauxen, de 10 anos, atleta da ADAJ de Tapera e do Vila Nova de Passo Fundo, esteve em Porto Alegre fazendo testes no Grêmio.

As avaliações começaram na quinta-feira,19, por categorias. A Sofia teve duas avaliações, sendo na categoria nascidas em 2009 e 2010, a primeira na sexta-feira, dia 20, na parte da tarde sendo uma hora e meia de testes. Na categoria da atleta, haviam três meninas do Vila Nova: Sofia 2010 de Tapera, Lara 2010 de Panambi e Mariany 2009 de Vacaria. Pelo time do Grêmio tinham três jogadoras e duas goleiras 2009 e 2010.

Na sexta-feira mesmo, com uma hora e meia de avaliação, chovendo durante quase todo o tempo, aconteceram testes de passes, domínio e posse de bola, treino tático, chutes a gol, jogadas ensaiadas, cobranças de pênalti, dentre outras práticas de exercícios físicos. As avaliações eram decididas somente na hora pelos avaliadores.  Em todos esses testes e avaliações, as jogadoras eram mescladas para entrosamento e adaptações entre delas. Sempre exigindo o máximo do físico e concentração das jogadoras.

No sábado pela manhã, mais uma hora e meia de testes e avaliações abaixo de sol quente, onde novamente as jogadoras avaliadas foram mescladas com as jogadoras do Grêmio para entrosamento e adaptação, sendo o tradicional jogo do bobinho onde era avaliado o raciocínio rápido, drible e passe curto, e depois jogadas ensaiadas. Aconteceram também passes longos e drible de uma contra outra no mano a mano no objetivo de fazer o gol nas goleirinhas pequenas de treinos e por último teve uns 30min de coletivo onde foi avaliado o conjunto num todo.

Das 14 jogadoras avaliadas nascidas nos anos de 2005 a 2010, somente três foram aprovadas, essas nascidas nos anos de 2006/2008 e 2009. As outras, dentre elas a Sofia, nascida em 2010 ficará em monitoramento no Vila Nova de Passo Fundo, sempre com orientação do Grêmio de Porto Alegre até ser marcada nova avaliação.

Os pais de Sofia, Lisandro Lauxen e Juliana Geisel, ressaltaram: “Para nós pais foi muito emocionante, primeiro por ver toda evolução da  Sofia desde o início do futsal jogando com os guris na ADAJ e em um estalar dos dedos já estando fazendo teste no Vila Nova de Passo Fundo para avaliação do Grêmio de Porto Alegre, sem nunca ter jogado futebol de campo e já ter sido selecionada, não esperávamos. Logo em seguida, já ter oportunidade de nova avaliação. Só que agora pesou mais ainda, pois seria em Porto Alegre, no campo de testes do Grêmio”.

Sofia destacou sobre essa oportunidade, e agradeceu:

“A minha ida a Porto Alegre foi muito legal e também diferente. Lá, durante a avaliação/treino eu aprendi coisas novas, como: uma melhor movimentação e condução de bola. Estar lá foi uma experiência e tanto, que levarei para a vida inteira. Treinadores diferentes, jogadoras de outras cidades, além de ser no meu clube do coração. Pelas avaliações feitas no final de semana eu não fui selecionada para ficar treinando lá em Porto Alegre, mas fiquei em monitoramento pelo clube treinando em Passo Fundo no time feminino do Vila Nova, até ser marcada uma nova avaliação pelo Grêmio. Obrigada a todos que torceram por mim”.