Tapera divulga a 2ª edição do “Tapera Mais Cidadã”
18 novembro 2021 |
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A administração municipal de Tapera, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SEMASC, promoverá o “Tapera Mais Cidadã”. Será no dia 27 de novembro, das 9 às 16h, no espaço interno, na garagem e na área externa do Centro de Eventos.

O município de Tapera conta com aproximadamente 10.960 habitantes, sendo classificado como Município de Pequeno Porte I. Apresenta vários problemas sociais, como falta de emprego e renda, violência, dentre outros aspectos. Apresenta um número considerável de pessoas sem documentação ou com documentação desatualizada.

Através deste projeto, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, através das parcerias com os clubes de serviços, instituições e repartições públicas, irá oportunizar e garantir o exercício pleno da cidadania para todos os munícipes, visto que isso só é possível com a sua documentação pessoal em dia para buscarem os seus direitos e exercerem seus deveres. O intuito é disponibilizar prestação de serviço à comunidade, serviços, estes, gratuitos, voltados à garantia de direitos para o pleno exercício da cidadania da população taperense.

– Sensibilizar as instituições e repartições públicas, clubes de serviços e a comunidade, num esforço conjunto para o acesso e a garantia da cidadania;

– Aproximar a comunidade dos serviços públicos;

– Garantir a inclusão social e o amparo integral da Justiça através de informações e serviços;

– Confeccionar documentos: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, CPF, Certidões Civis, entre outros;

– Prestar informações e orientações acerca de processos com a participação da Defensoria Pública e da OAB – Tapera;

– Oportunizar serviços de cuidado com o corpo, como corte de cabelo, maquiagem, dentre outros;

– Prestar informações e orientações através dos serviços de saúde: medição da pressão arterial, teste de glicemia, teste de visão, orientações sobre doenças em geral;

– Oferecer atividades diversas para crianças, jovens e terceira idade: escolinha de trânsito, brinquedos infláveis, jogos, apresentações artísticas;

– Oportunizar a todos as atividades planejadas e organizadas, oferecendo transporte para a população que reside nos bairros mais distantes;

– Prestar informações sobre o Cadastro Único.

As atividades e serviços serão disponibilizadas a todos os munícipes que precisarem ou julgarem necessário fazer a sua utilização.

As atividades serão oferecidas durante todo o dia no Centro de Eventos de Tapera, nas dependências externas, nas ruas em frente e no espaço da garagem, onde serão disponibilizados espaços para os serviços oferecidos atenderem à população.

No espaço da garagem, serão organizados setores de atendimentos coletivos e individualizados, atendimentos de serviços de saúde e cuidados com o corpo por profissionais das áreas, de acordo com a demanda da população.

No espaço externo, nas ruas em frente ao Centro de Eventos, as quais serão fechadas para o trânsito de veículos, serão organizadas as atividades coletivas, como brinquedos infláveis, escolinha de trânsito e outros.

Para o acesso aos serviços na garantia de direitos, serão fornecidas senhas antecipadamente às famílias.