Tapera
Secretaria Municipal de Educação se reúne com a UNDIME/RS
22 fevereiro 2021 | Tapera
Compartilhe:

Na tarde de quinta-feira, 18, aconteceu no Centro de Eventos um encontro com a coordenação da UNDIME/RS para tratar de vários assuntos, entre eles a pandemia e volta às aulas. Cada Secretário de cada município teve a oportunidade de relatar como está sendo a volta deste ano letivo de 2021.

Nesta região, os municípios estão retornando as aulas de forma presencial e remota, com algumas turmas presenciais e outras fazendo rodízio conforme o tamanho da escola, tamanho da sala de aula e número de alunos. Cada município tem a liberdade de ver como melhor se enquadra, respeitando todos os protocolos de distanciamento, higienização e cuidado para com o avanço da pandemia, que está acontecendo neste momento. Também foi tratado sobre alguns programas do governo federal, no qual os municípios estão incluídos, bem como as secretarias de educação. Foi levantado também sobre o Seminário da UNDIME/RS, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, em Porto Alegre, com a presença de 1/3 da capacidade do auditório da PUCRS, onde um representante por município, de preferência secretários, deveram se fazer presente para tratar de muitos assuntos da Secretaria de Educação.

Na ocasião, aconteceu a escolha do Coordenador e do Vice Coordenador, que representarão a região da AMAJA nos próximos dois anos. Primeiramente, a Coordenadora era a Professora e Secretária Municipal de Educação de Tapera, Maria Regina Bósio Salvadori, junto com a Vice Coordenadora, Professora Elizabete, de Cruz Alta. Após a escolha, ficou definido que a Coordenadora passará a ser, a partir de março, a Professora Sandra da Sec. Municipal de Educação de Carazinho e a Vice Coordenadora Professora Michele, de XV de Novembro.

Também foi abordado sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), que é o programa onde todos os municípios solicitam ao MEC as suas necessidades em termos de equipamentos para as escolas e demais materiais. Hoje, a Secretaria de Educação só recebe materiais escolares e o que tiverem necessidade, através deste plano de ação. Então foi também colocado que o plano está aberto, onde todos municípios deverão preencher e fazer a sua adesão ao equipamento e solicitar aquilo é necessário pro seu município.

Entre os assuntos abordados neste encontro, foi falado também sobre as dificuldades que 2021 vai ser para os municípios, por causa da pandemia e de que forma enfrentá-las.