Tapera realiza o concurso municipal “Resgate histórico de Dante Alighieri”
18 novembro 2021 |
Compartilhe:

Neste ano em que se comemoram os 700 anos de falecimento de Dante Alighieri, a administração municipal de Tapera, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, promoveu o concurso municipal “Resgate histórico de Dante Alighieri”, que aconteceu na quarta-feira, dia 10, às 8h30, no auditório do Centro de Eventos.

Estiveram presentes autoridades, professores e estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Tapera, familiares e comunidade em geral.

Os jurados foram:

– Vice-Prefeito Osvaldo Henrich Filho: um grande incentivador da cultura e da preservação da história do município que, inclusive, contribuiu com a escrita do livro “Tapera – a caminhada de um povo”, de 1996.

– João Augusto Salvadori Junior: arquiteto, cujo trabalho de conclusão de curso de Arquitetura foi sobre a Praça Dr. Avelino Steffens.

– Liciene Ciprandi: professora de Arte e empresária, representando a ACIT.

Na praça central, Dr. Avelino Steffens, há um busto de Dante Alighieri que faz parte do início da história do município – pouco conhecida pela população em geral e pelos estudantes.

Durante a reforma da Praça, algumas pessoas expressaram sua preocupação com a importância da preservação do busto de Dante. Outros questionavam quem foi Dante Alighieri, qual a sua importância como personalidade histórica e sua relação com a história de Tapera. Então, para resgatar a história de Dante e do próprio busto que há na Praça Central, foi lançado esse concurso para estudantes de 8º anos. Seis escolas participaram, sendo: EMEF Presidente Costa e Silva, EMEF Francisca Cerutti, EMEF João Batista Mocelin, EEEM Dionísio Lothário Chassot,

IEE Nossa Senhora Imaculada e Centro Educacional Preparando Gerações.

A pesquisa sobre Dante foi realizada de forma cooperativa por todos os estudantes das turmas de 8º ano, e quatro estudantes foram incumbidos de representar a turma no Seminário do Concurso Municipal “Resgate histórico de Dante Alighieri”.

Cada grupo teve no mínimo 15 e no máximo 20 minutos para fazer sua explanação.

Confira os resultados do concurso:

1º lugar – EMEF Francisca Cerutti. Professora orientadora: Francesca Batista de Azevedo. Premiação: um livro e fone de ouvido com bluetooth.

2º lugar – EEEM Dionísio Lothário Chassot, turma 82. Professora orientadora: Silmara Brum. Premiação: um livro e um mimo.

3º lugar – IEE Nossa Senhora Imaculada, 8º ano A. Professora orientadora: Elisa Weber. Premiação foi um livro e um mimo.

As apresentações contribuíram para o resgate da história de Dante Alighieri e do município de Tapera.

Como não foi possível que as demais turmas da escola assistissem às apresentações, foi sugerido que essa pesquisa fosse socializada também na escola.