Unidade de Triagem Covid-19 completa 1 ano em Tapera
12 abril 2021 |
Compartilhe:

A Unidade de Triagem Covid-19, de Tapera, completou 1 ano no dia 07/04, quarta-feira, juntamente com o Dia Mundial da Saúde. A Triagem foi criada com o intuito de tirar os pacientes com sintomas gripais das Unidades de Saúde, para que o foco seja centralizado nesta Unidade de Triagem Covid. Os atendimentos diários são realizados por enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, onde os pacientes pode tirar suas dúvidas e fazer a consulta.

Conforme a enfermeira responsável pela Unidade, Cláudia Tramontini, “no começo foi algo muito novo, trouxe medo, incertezas, inseguranças, mas foi um aprendizado, a gente teve que estudar, pois diariamente a gente atendia situações diferentes, onde o protocolo mudava toda semana”, disse.

No decorrer deste 1 ano, aconteceram melhorias, foram adquiridos novos conhecimentos, pois “foi necessário aprender a trabalhar com o vírus”, ressalta Cláudia. Os atendimentos acontecem conforme cada situação do paciente.

No dia a dia da Unidade de Triagem Covid-19, “o paciente chega e passa pela triagem, avalia os sinais vitais, e logo após passa pelo médico, onde é agendado o tipo de teste. Todo paciente ganha medicação, conforme avaliação do médico. Após, o teste é agendado, e em alguns casos acontece na hora, dependendo dos tipos de sintomas. Após o teste o paciente sai com o termo de isolamento, o qual deve ser cumprido. A gente também faz avaliações da saturação, para verificar a oxigenação. Os atendimentos acontecem conforme avaliação médica”.

Alguns pacientes não entendem e não aceitam a situação, “alguns são bem tranquilos, outros não aceitam e não entendem a situação de isolamento, mas hoje a grande maioria está entendendo a importância de se cuidar e de cumprir o isolamento, mas foi bem difícil no começo”, disse Cláudia. O maior problema ainda é o paciente contaminado, “eu vejo o paciente contaminado ou familiar circulando nas ruas, ainda falta conscientização”, completou.

“A prevenção é importante, bem como o paciente e familiares respeitarem o isolamento, principalmente quando esse familiar testar positivo. A Unidade de Triagem foi criada com o intuito de melhor atender a população. E é importante coincidir este nosso 1 ano de triagem Covid com o Dia Mundial da Saúde. Vamos nos cuidar, cuidar do próximo, do nosso familiar. No momento os casos diminuíram no nosso município, mas a gente já teve um pico, e momentos sérios de preocupação. Mas no geral o nosso Estado está com os Leitos de UTI lotados. Vamos nos cuidar hoje para que amanhã a gente possa tirar aprendizados deste momento que a gente está vivendo, pois já é 1 ano de pandemia (11/03). Vamos evitar aglomerações, sempre usar máscara e álcool gel, respeitar o distanciamento e tentar ter uma vida saudável”, concluiu Cláudia.