Vigilância Sanitária realiza ação educativa de Combate à Dengue
1 novembro 2021 |
Compartilhe:

A equipe de Vigilância Sanitária, de Tapera, irá realizar no dia 02/11, feriado de Dia de Finados, uma ação educativa de prevenção da dengue. Será pela parte da manhã, onde acontecerá uma panfletagem em frente à entrada do Parque de Exposições, ocasião em que as Agentes de Endemias reforçarão sobre a prevenção.

Este projeto se idealizou em função da necessidade de planejar uma ação para combate à Dengue, “que está se alastrando consideravelmente e temos a preocupação em conscientizar a população de que a Dengue é um assunto sério”, ressalta a fiscal municipal Dinorá Kroth.

Além deste projeto, a Vigilância Sanitária trabalha diariamente, incansavelmente para combater a dengue.

A Vigilância Sanitária alertar a população a ter mais atenção para com a água parada em vasos de plantas, latas velhas espalhadas pelos pátios ou qualquer recipiente que possa acumular água, “o que propicia a infestação do Mosquito Aedes Aegypi”, complementa a fiscal.

 

Cemitério

Os trabalhos de limpeza do cemitério, iniciaram em 2018 e durante este período, conforme a vigilância, aconteceram grandes avanços e a comunidade tem ajudado bastante. Houve bastante diminuição de água parada e lixos em lugares indevidos.

Vale ressaltar, que as flores que são deixadas no cemitério, não precisam estar com o plástico ao redor, pois esse é um dos casos que mais tem dado problema. O plástico se torna um local propício para o depósito da água da chuva, então durante as vistorias a vigilância retira todos os plásticos.

*No cemitério, os vasos de flores devem ser furados embaixo;

*Não utilizar vidro;

*Os vasos que são fixos, encher de areia;

*Não deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos, além de reparar periodicamente os jazidos.

 

Prevenção: A melhor forma de combater a dengue

 

A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito transmissor, eliminando águas paradas que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito.

Algumas dicas:

*Manter os quintais limpos, descartar de forma correta o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, potes, embalagens plásticas, etc.

*Retirar água dos pratos de plantas;

*Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

*Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d´água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.