A TPM é a abreviação de tensão pré-menstrual, que é uma combinação de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que algumas mulheres apresentam aproximadamente uma semana antes de menstruar. Os sintomas aparecem antes do início da menstruação (até sete dias antes) e desaparecem durante a menstruação. Podendo afetar o corpo e a mente, e a intensidade pode variar muito de mulher para mulher.
Os sinais e sintomas comumente observados são aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas, inchaço nas pernas e (às vezes) no corpo todo, ganho de peso, dor de cabeça, cansaço, dor nas pernas, aumento do volume abdominal, acne, ansiedade, irritabilidade, depressão, mudanças de humor, depreciação da autoimagem e alteração do apetite.
As causas ninguém sabe o verdadeiro motivo, mas estão relacionadas às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e estas mudanças podem ser fisiológicas. O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas que a mulher apresenta no período pré- menstrual.
Infelizmente não existe um tratamento específico, já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Entretanto, há medidas que aliviam os sintomas, como mudança no estilo de vida, alteração dietética e uso de alguns medicamentos, como o uso de anticoncepcionais combinados. Converse com seu médico sobre seus sintomas, para avaliar se estão realmente ligados somente ao ciclo menstrual.
Para a TPM não interferir na qualidade de vida é importante praticar exercícios aeróbicos, fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes, redobrar os cuidados com a pele e evitar o consumo excessivo de carboidratos e açúcares.39
Dra. Grazieli Sassi
Professora titular da Universidade de Passo Fundo
Título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO
Pós graduação em Ultrassom ginecológico e obstétrico – EURP
Pós graduação em Videohisteroscopia – FELUMA
Atendimento na Rua Flores da Cunha, 900, sala 05 – Ibirubá
3324-3704 – 98424-3704