Empresas bem-sucedidas investem em processos seletivos
22 agosto 2018 |
Compartilhe:

É perceptível que o mundo dos negócios está em constante evolução, e o diferencial dos profissionais precisa ir além da formação acadêmica. Atualmente, os gestores estão em busca de profissionais qualificados, com competências e habilidades comportamentais. Para tal, é de extrema importância a avaliação psicológica (ou de perfil) na contratação de novos colaboradores. O processo seletivo realizado por um psicólogo consiste na escolha de candidatos que possuem as competências que vão ao encontro do que a empresa deseja naquele determinado momento. É importante que este profissional entenda as necessidades dos seus clientes para ser efetivo nas suas escolhas.

O papel do psicólogo neste processo é verificar as potencialidades, competências comportamentais e demais habilidades do candidato, e possui o objetivo de estabelecer um perfil desse sujeito e avaliar se este é adequado para a vaga a ser preenchida. De forma complementar, o psicólogo utiliza de ferramentas como entrevista semiestruturada, técnicas de dinâmica de grupo e testagens psicológicas, que irão auxiliar na tomada de decisão na escolha do melhor candidato.

Vale ressaltar que empresas bem sucedidas investem em processos seletivos, pois compreendem que para manter um time de alta performance é imprescindível contratar as pessoas “certas”, as quais sejam capazes de lidar e de responder aos desafios diários dentro de uma organização.

Louise Zart

Psicóloga – CRP 07/24795

Especialista em Psicologia Clínica

Atendimento: Clinibel, Rua General Osório 1300 – Ibirubá

Fone (54) 3324-4043