Prevenção x Promoção da Saúde
7 abril 2017 |
Compartilhe:

Sete de abril, Dia Mundial da Saúde

Prevenção e promoção da saúde são duas coisas diferentes. Embora estejam ligadas, ambas são estratégias de intervenção no processo saúde-doença. As ações de cada uma implicam na melhoria da saúde da prevenção corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco); também dizem respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para não ocorrer desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos).

Desta forma, podemos considerar ações preventivas às intervenções educativas direcionadas à população para evitar o surgimento de doenças, com a finalidade de reduzir sua incidência e prevalência na população. Tem como foco as doenças, sua prevenção e formas de tratamento.

Já a promoção da saúde consiste em proporcionar às pessoas e comunidades os meios para melhorar a qualidade de vida. “Promoção da Saúde é definida como a capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida”.

O conceito de promoção de saúde vai além da prevenção.

Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Tapera trabalha em Estratégia de Saúde da Família com quatro equipes, com intuito de  atender a família e não o indivíduo isolado , acompanhando em sua totalidade, desenvolvendo ações para promover a saúde. Temos que ter a clareza de que isso não depende só de nossas ações, e sim de um trabalho coletivo e intersetorial, onde indivíduo, profissionais de saúde, comunidade e escolas trabalhem em prol da qualidade de vida de todos.
Centro de Atenção Integral de Saúde de Tapera (CAIS)