Dia 1º comemora-se os 85 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia
29 outubro 2017 |
Compartilhe:

Tudo começou a partir de 1897, com a chegada dos colonos em Tapera, vindos de terras além mar e outras regiões. Em 1902 foi construída uma pequena capela, de cerca de 50 metros quadrados, perto do atual Sicredi. O padre Pedro Wimmer, vigário de Passo Fundo, rezou a primeira missa em 12/04/1903 e foi escolhida a padroeira: Nossa Senhora do Rosário da Pompéia. Depois, duas as três vezes por ano, o padre Valentim Rumpell, que substituiu o Padre Pedro, visitava a localidade.

Em 1908 a capela foi transferida para o local da atual da igreja matriz, na Rua Rui Barbosa, e ficou um pouco maior: 10x17m. No ano de 1905 é composta a primeira “fabriceria” (diretoria), composta por Giuseppe Sarturi, Giuseppe Dozza e Girolamo Viero. Em 1º/11/1932, a portaria de Dom Antônio Reis criou a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário da Pompéia no “território do Alto Jacuhy”.

O lançamento da pedra fundamental da nova igreja ocorreu em 12/02/1939, considerada grande e moderna para a época. Augusto Koehler e Vilma Rosalina Erpen foram os padrinhos. As obras foram concluídas em um ano e dia 05/02/1940 ocorreu a consagração.

De lá para cá, a igreja matriz passou por algumas reformas e agora está sendo pintada novamente, por dentro e por fora. Com o bom cuidado que a comunidade oferece, está bem, nas mais de oito décadas acompanhando a vida do povo de Tapera e região.

Atualmente, a Matriz é conduzida pelo pároco Oswaldo Baptista Ferreira Júnior, com o auxílio do Conselho Paroquial Pastoral. Cabe ao CPP administrar os recursos financeiros, além de planejar e decidir junto aos representantes dos bairros, quarteirões, ministérios, movimentos eclesiais e serviços todas as decisões que envolvam as ações pastorais.

A Paróquia conta ainda com os grupos do cursilho, liturgia, CLJ, apostolado da oração, ministros, renovação carismática, terço dos homens, catequese, vocações e coroinhas. Sua área abrange doze capelas, incluindo o interior. São 15 pontos religiosos entre capelas, grutas e capitéis no município.

Estilo neoclássico: atual prédio da igreja data de 1940