Cultura
Noite de esplendor na 9ª edição das Cantigas de Outubro
29 outubro 2017 | Cultura
Compartilhe:

 

A Casa de Cultura de Ibirubá sediou na noite de sábado (21) mais uma edição do Cantigas de Outubro, tradicional evento que se consolida cada vez mais por trazer à Ibirubá grandes atrações musicais. Com sua magnífica voz, o tenor Giovanni Marquezeli proporcionou aos presentes a sensação de estarem em uma das mais renomadas casas de óperas da Europa. O evento, mais uma vez muito especial para a comunidade, teve como anfitrião o Coral Municipal de Ibirubá, e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Ibirubá, através do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal.

Anualmente, no Cantigas de Outubro são convidados corais municipais, grupos musicais e artistas com diversos viés musicais para se apresentarem em Ibirubá. A programação de sábado trouxe os Corais Momento Novo, da Igreja Luterana de Passo Fundo e Ecumênico 24 de Julho, de Santa Rosa. Neste ano, a noite musical inovou, inserindo dentre as apresentações dos corais o talento jovem, moderno e entusiasta da Orquestra Jovens Talentos da ONG Instituto Filhos do Coração.

O ponto alto da noite foi a audição do tenor Giovanni Marquezeli, que durou cerca de 50 minutos. Giovanni foi ovacionado ao final das 12 músicas que interpretou na noite, desde peças de ópera e clássicos italianos, até Ave Maria e tango de Carlos Gardel. Na performance do tenor, houve momentos de interação com a plateia, que participou com muito entusiasmo.

Carlos afirmou ter sido muito bem recebido no município, e agradeceu o convite feito pelo regente do Coral Municipal, Nei Schneider. O maestro agradeceu o grande momento vivido pelo Coral Municipal, quando foi acompanhado em duas músicas pelo tenor “Aleluia” e “Só você vai me fazer feliz”. “O Coral Municipal nunca vai esquecer ter cantado com você. Foi uma aula e uma alegria muito grande para nós”, destacou Nei.

Giovanni Marquezeli

Tenor Marquezeli difunde música erudita, e a cultura italiana também está presente nas performances do cantor. Após conquistar a região Sul do Brasil com música erudita, a carreira de Giovanni Marquezeli ganhou contornos para se consolidar no cenário brasileiro.

Marquezeli é paulista de Analândia. Canta desde criança, e em 2012 surpreendeu o país ao quebrar uma taça com apenas o som emitido pela sua voz. Em 32 segundos, o tenor conseguiu quebrar um desafio que estava intacto há sete meses, transmitido no programa da apresentadora Eliana, do SBT. Com a aparição em canal aberto, o artista teve o reconhecimento do público e recebeu convites da mídia nacional para participar de outros programas. O tenor lírico, como o próprio sobrenome lembra, interpreta grandes canções em seu repertório, desde Agnaldo Rayol até Luciano Pavarotti.

Em 2009, realizou uma turnê de 12 dias na Itália, berço da ópera mundial. Na oportunidade, o artista cantou em tradicionais metrópoles culturais como Torino, Roma e Veneza. Com canções italianas no repertório, gravou seu primeiro CD Romantici, com 12 faixas cantadas na língua do país europeu.

Principais programas televisivos que participou: Programa Raul Gil, Ídolos, Programa Eliana e Cante se Puder, Got Talent Brasil, Programa Astros, Programa do Ratinho e Máquina da Fama.

Principais cidades que se apresentou: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul. Na Itália: Torino, Napoli, Sorrento, Bologna, Roma e Veneza. Na Holanda: Amsterdã.