Geral
A arte falando pela vida
2 abril 2017 | Geral
Compartilhe:

Desde criança, a taperense e professora aposentada Maria Elena Bervian teve contato com a arte, e foi desenvolvendo a criatividade com o passar do tempo. Professora de Arte e Educação formada pela Ufrgs, e com curso na Escolinha de Arte do Brasil, começou a trabalhar com diversos materiais.

Uma das grandes fases do seu trabalho artístico é a da madeira. Algumas criações tiveram reconhecimento, inclusive em São Paulo e em Montevidéu, no Uruguai. As obras denominadas “objetos” são as que mais aparecem com criações abstratas, que dão vasão à imaginação do observador.

As criações de Maria Helena espalharam-se e podem ser vistas na Usina do Gasômetro, no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, no MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul, galerias, com colecionadores e particulares, em residências de taperenses e até no comércio.

Uma das mais belas obras está da vitrine da Loja Hering. A obra foi trabalhada em madeira, ferro, alumínio e lápis cera. É uma peça tridimensional e lembra uma igreja, uma torre.

A galeria Arte e Foto, de Porto Alegre, tem trabalhos de Maria Helena, com exposição individual, e a artista também integrou exposição em Santo André (SP), onde ganhou o prêmio “Aquisição”.

Suas artes estão registradas no livro do artista plástico gaúcho Décio Presser. O lançamento de 30 anos da galeria Arte e Fato também conta com uma obra de Maria Elena.

Ela vê com destaque um quadro com a técnica em colagem com formas de animais, representando um momento de perda pessoal, quando faleceu sua mãe.

O material que a taperense utiliza é variado: bambu, vime, ferro, alumínio, papel e outros. Agora está voltada para uma nova criação, uma obra que envolve questões sociais.

No corpo do objeto em madeira, alumínio e parafusos, Maria Elena simboliza um momento que ela denomina de “aperto”. No alto da peça há um retângulo de madeira, que nos quatro lados traz temas sociais, representando o feminicídio, racismo, homofobia e os indígenas.

1SOCIALarte tap3

Trabalhos retratam fase da vida da artista

1SOCIALarte tap2