Região
A Cidade Visita o Campo: iniciativa leva estudantes para conhecerem a atividade agrícola
26 agosto 2017 | Região
Compartilhe:

Projeto tem parceria de escolas e produtores rurais

Foi lançado na manhã de quarta-feira, 23, no Centro de Eventos de Tapera, o projeto A Cidade Visita o Campo, voltado a estudantes dos 8º e 9º anos das escolas municipais. O projeto foi idealizado pelo ex-prefeito Ireneu Orth e está sendo realizado com a parceria da prefeitura, escolas, Emater e famílias agricultoras.

O projeto prevê trabalho extracurricular e multidisciplinar em sala de aula e visitas a propriedades rurais para conhecer como se prepara a terra, o plantio, o cuidado das plantas, colheita e o transporte, até os produtos chegarem ao consumidor.

Um vídeo levou os alunos a refletirem sobre a origem dos produtos que são utilizados no dia a dia da sociedade (alimentos, roupas, madeira). Segundo Ireneu, mesmo nas cidades de menor porte ainda há bastante jovens que nunca foram a uma propriedade rural – o que ocorre em praticamente 100% desta população, o caso dos grandes centros. “É preciso conhecer e valorizar o homem do campo”, lembrou ele.

O projeto em Tapera é inédito no país, e vai iniciar as visitas ao campo com os jovens dias 13 e 14 na propriedade de Selmira Machado, produtora de mandioca e amendoim, em Esquina da Sorte, e Dionísio Willens em Linha São João, produtor de hortigranjeiros. Outras propriedades estarão recebendo os visitantes a partir daí, dando uma visão concreta da região agrícola de Tapera.

O ex-prefeito compartilha da mesma origem agricultora e tem na atividade sua principal bandeira. Ele também é colaborador do programa de rádio “A Voz do Campo”.

   Ireneu Orth: projeto é inédito