Saúde
A especialidade médica que cuida das pessoas ao longo da vida
22 julho 2017 | Saúde
Compartilhe:

Foto: Dr. Plínio Mombelli

Graduado pela PUCRS em 1998, especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC), pós-graduado em Medicina Estética, e iniciando pós-graduação em Medicina do Trabalho, o médico Plínio Mombelli Júnior, 44 anos, atende há cerca de um ano na Unidade Básica de Saúde de Lagoa dos Três Cantos.

Natural de Tapera, o médico destaca que a população três-cantense é um público cheio de empatia, que o acolheu muito bem na pequena cidade. Enfatiza que, em sua especialidade, “cada paciente é uma caixinha de surpresas, aprendizados diários, que tornam a profissão gratificante”.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a MFC atende o indivíduo como um todo. “Conheço profundamente meus pacientes, cuido desde o nascimento até o fim da vida, incluindo saúde da mulher, da criança, clínica médica, saúde mental e cirurgia ambulatorial. A MFC visa o atendimento integral das pessoas, famílias e comunidade por meio de competências preventivas e terapêuticas. Coordeno o cuidado ao longo do tempo com resolutividade de 85% a 95%, na promoção e recuperação da saúde”, explica o Dr. Plínio.

Na época mais fria do ano, o profissional destaca que 80% das consultas provém de doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras, como rinite, asma, sinusite, otite, alergia e pneumonia, já que o período favorece a circulação de vírus e bactérias. Com temperaturas mais baixas, o ar fica mais seco e há uma maior tendência dos pacientes permanecerem em ambientes fechados.

Vacinação, alimentação adequada, hidratação, prática de atividades físicas e, principalmente, a lavagem das mãos, são recomendadas para fortalecer o corpo e prevenir o contágio, analisa o Dr. Plínio.