A importância da qualidade de sementes para as culturas do milho e soja
14 setembro 2021 |
Compartilhe:

A produção de alimentos, em nível mundial, tem sua base principal alicerçada em culturas multiplicadas por sementes, como por exemplo os grãos e a maioria das hortaliças. No contexto regional, as culturas do milho e soja são as principais no período de primavera-verão, cuja comercialização dos grãos produzidos é importante fonte de renda para as propriedades. Estas culturas estão inseridas em propriedades rurais de diferentes tamanhos, cabendo destacar que a cultura do milho também é utilizada para produção de silagem.

A qualidade das sementes é tema de diversos estudos em nível nacional e regional, onde no Campus Ibirubá há um grupo de professores e estudantes envolvidos com tal temática. Vários trabalhos foram publicados sobre o assunto dando ênfase principal às culturas produtoras de grãos, no entanto alguns trabalhos de conclusão de curso têm focado na produção de forragem, pela importância regional da atividade de bovinocultura de leite.

A qualidade das sementes é resultado da interação de quatro atributos da qualidade. O atributo físico está relacionado principalmente à pureza, umidade, danos mecânicos e tamanho do lote de sementes. O atributo genético tem relação com a pureza varietal, ou seja, uma cultivar sem misturas genéticas e com a segurança na obtenção da cultivar pretendida no momento da compra (o produtor adquire e recebe a sementes da cultivar comprada). O sanitário está relacionado com a presença de pragas e patógenos no lote de sementes, os quais podem causar prejuízos em caso de não serem manejados de forma adequada. O atributo fisiológico envolve principalmente a capacidade da semente em formar uma plântula com as estruturas essenciais, dada pela capacidade de germinação; e pelo vigor que pode ser descrito de forma geral como a capacidade que a plântula originada da semente tem de resistir a estresse durante o período de estabelecimento no campo.

No contexto da utilização de sementes de qualidade o conhecimento dos atributos da qualidade é fundamental, pois em condições adequadas de cultivo, as sementes que atendem a estes atributos possuirão capacidade de formar plântulas e posteriormente plantas com elevada capacidade produtiva. Porém a obtenção de sementes de qualidade não é tarefa simples. Assim, a legislação para produção de sementes apresenta  os padrões para produção e comercialização de sementes com informações referentes aos parâmetros de campo e de laboratório. Estes padrões devem ser atendidos para aprovação de um lote de sementes para a comercialização.

Observando as exigências da legislação e as empresas produtoras de sementes em nível regional, há de se mencionar a importância da aquisição das sementes dentro do sistema legal. As sementeiras estão a todo momento buscando alternativas para melhorar a qualidade das sementes produzidas e oferecer aos produtores sementes que atendam aos atributos de qualidade.

Em inúmeros trabalhos de pesquisas, desenvolvidos por diferentes instituições, demonstram que a utilização de sementes de melhor qualidade tem apresentado vantagens principalmente na produtividade de grãos. Uma vez que possibilitam a obtenção de população de plantas adequada para alcançar altas produtividades nas culturas do milho e soja. Sementes de baixa qualidade podem comprometer a produção e também introduzir plantas daninhas e serem fonte de inóculo de doenças nas áreas de cultivo.

 

Autor – Marcos Paulo Ludwig, Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, Professor de Armazenamento de sementes e grãos e Beneficiamento e secagem de sementes e grãos do Curso de Agronomia do IFRS Campus Ibirubá.

Contato: [email protected]

 

 

Processo seletivo IFRS 2022 – Oferta de vagas nos cursos superiores (Agronomia, Licenciatura em Matemática, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação), cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Informática, Mecânica) e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio (Mecânica e Eletrotécnica). Não haverá prova em razão da pandemia. A seleção se dará via nota do Enem e/ou sorteio.

Em 10/09/2021 foi publicado o edital de isenção de inscrições, cujos prazos para solicitação são de 11/09/2021 a 22/09/2021! Para mais informações consulte o site  https://ingresso.ifrs.edu.br/2022 ou entre em contato pelo whatsapp 54 9 9194 4081.