Ibirubá Social
A importância da saúde psicológica para a Prevenção do Câncer
6 dezembro 2021 | Ibirubá Social
Compartilhe:

O movimento relacionado ao Novembro Azul originou-se no ano de 2003, na Austrália, objetivando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, sendo o câncer de próstata mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente, por vezes não parece tarefa das mais fáceis, principalmente devido a nossa educação e cultura machista enraizada. Atividades como, praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente, não parece tarefa das mais fáceis pois ainda vivemos numa cultura de educação machista de que “homem não chora, homem não sente, homem deve ser forte” e isto envolve o preconceito do exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado, o que pode elevar a taxa de óbitos. Mas, quando o diagnostico for inicial as chances de cura são de altos índices.

O Câncer de Próstata e a Saúde Psicológica:

Indubitavelmente cuidar da Saúde Mental é um fator muito importante para os homens que estão com a doença e aqueles que desejam preveni-la, pois, diversos fatores podem causar desequilíbrio mental: tais como um diagnóstico de câncer de Próstata, frustrações financeiras, desajustes na família, bem como problemas no ambiente do trabalho. Sentimentos e emoções como a tristeza, medo, angústia e insegurança são algumas das reações experimentadas por homens que recebem o diagnóstico de câncer de próstata. Para muitos pacientes, a possível a ameaça à saúde sexual como efeito do tratamento pode levar a uma diminuição de autoestima e abalar a saúde emocional.

Por isso faz-se necessário o acompanhamento de um profissional de saúde mental (Psicólogo (a), Médico Psiquiatra), pois cuidar desta é tão necessário quanto cuidar da saúde física e os resultados no tratamento podem ser muito positivos, como por exemplo, melhorar a autoestima do paciente, a autoconfiança, a esperança e o tratamento psicológico se faz necessário.

 

Profª Drª Sibila Luft

Doutora e Mestra em Educação/UFSM, Psicóloga/UCPEL CRP 08007. Coordenadora do Curso de Psicologia URI/Santiago. Poeta e Escritora. Professora UFSM (2001/3). Técnica Social do Governo Federal (2002/9).