Ambiente
Ação conscientiza sobre destinação correta dos resíduos
15 abril 2017 | Ambiente
Compartilhe:

A Secretaria de Desenvolvimento e a Corsan de Tapera promoveram na manhã de quarta-feira (12) uma ação socioambiental para conscientização dos alunos sobre o lixo. A atividade foi dividida em duas partes: no Tenarião foi apresentada uma rápida palestra e no centro de reciclagem da empresa EcoSul foi mostrado como funciona a separação do lixo.

Délcia Maldaner, diretora de Agronegócio e Meio Ambiente de Tapera, alertou sobre a necessidade de destinar corretamente o lixo a fim de evitar a poluição do meio ambiente e, principalmente, a água. “Ao contrário do que muitos pensam, a nossa responsabilidade com o lixo não termina quando largamos a sacola com os resíduos na frente de casa, ela continua até o destino final. Somos responsáveis por tudo o que descartamos”, destacou.

A chefe da Corsan Ana Roseli Gatto comentou que o lixo orgânico se transforma em chorume, podendo contaminar o lençol freático: “Felizmente, as análises realizadas na água em Tapera não detectaram a presença de chorume, nem de metais pesados. A água no município tem muita qualidade e, para isso, precisamos cuidar com o descarte do lixo”, alertou.

Durante a visita à empresa EcoSul, os alunos de 8º e 9º anos das escolas Presidente Costa e Silva e Francisca Cerutti visualizaram o processo de separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos.

A funcionária Eloísa Schultz explicou como acontece a destinação correta e informou que a empresa faz o recolhimento de lixo em cinco municípios, mas nem todos realizam a coleta seletiva.

A ação foi promovida com apoio da ACIT, Emater e da empresa EcoSul, paralelamente à programação da 18ª Toca do Coelho. O vice-prefeito, Jorge Luiz de Quadros, acompanhou toda a atividade. Durante o ano de 2017, mais ações deverão ser realizadas com os alunos das escolas de Tapera.