Ambiente
Agrião: folhas que fazem a diferença no orçamento familiar
15 abril 2017 | Ambiente
Compartilhe:

Uma agricultora de Tapera está fazendo a diferença na propriedade rural, cultivando agrião. Este é o vegetal mais antigo do uso humano que se tem conhecimento, recentemente considerado o mais nutritivo e cultivado em todos os continentes. Íria Nair Henn tem uma linda plantação do vegetal na Linha Coronel Gervásio, junto a uma fonte e o córrego que ela origina.

Pertinho de casa, a água limpa é protegida de acesso de animais. A área de cultivo, onde o verde viceja, é colhida sempre em etapas: quando chega no final, o início está pronto para o corte novamente.

A clientela é excelente. Há 32 anos a agricultora trabalha com esse cultivo. Viúva, ela tem um filho adolescente e sustenta os seus estudos com a venda do agrião.

Tudo começou há mais de três décadas. “Em uma época de crise, faltava dinheiro e nós tínhamos um canteirinho de agrião”. Deu tanto que um dia ela e o marido levaram no restaurante do Tramontini (Florestal), em uma bacia, de presente. “Ele falou pra nós: traz duas vezes por semana que eu te pago”.

Hoje ela vende em restaurantes, fruteiras, supermercados e churrascarias em Tapera, Espumoso e Ibirubá, e muitos repassam o produto para suas filiais. O agrião dos Henn chega até Estrela Velha, Campos Borges.

É uma média de 300 pacotes entregues por semana. “Os filhos queriam que eu parasse, mas não quero”, revela a pequena agricultora.

Iria usa agrião em muitas receitas e diz que a hortaliça faz muito bem para a saúde, “especialmente para a gripe, pulmão”. Ela repassou uma receita:

Bolo de agrião

Ingredientes: 4 ovos, 1 xícara de açúcar, uma xícara de óleo, 2 xícaras de farinha de trigo, agrião a gosto, 1 colher de fermento em pó, uma pitada de baunilha.

Modo de fazer: claras em neve, reserve. Bate no liquidificador as gemas, açúcar, agrião e óleo. Na tigela mistura tudo, por último fermento. No forno pré-aquecido, forma untada por 30min a 170ºC.

3B TAPagrião2

Quem quiser encomendar agrião para jantares e festas pode ligar para Iria no (54) 99967-3286.