Saúde
Ajustando o aparelho auditivo
2 abril 2017 | Saúde
Compartilhe:

Para ajustarmos um aparelho auditivo, precisamos de tempo. Esses ajustes são específicos para cada pessoa, de acordo com o tipo de perda auditiva e estilo de vida.

Quando o paciente fizer a colocação do aparelho, ele precisa se acostumar a ouvir os sons novamente. Deve atentar, aos sons que estão presentes na sua casa, na rua, nos diferentes lugares que frequenta.

Ao conversar com outras pessoas, procurar sentar de frente (caso o paciente use apenas um aparelho, o estímulo sonoro deve chegar do lado onde está o aparelho auditivo, ou seja, o paciente deve estar levemente virado para o lado onde está o aparelho) e em um ambiente tranquilo.

Caso esteja em um ambiente mais ruidoso, conversando com mais de uma pessoa, procure virar de costas para onde tem mais ruído e focar a atenção na pessoa que está falando, assim facilitará o entendimento de fala. Caso essa dificuldade permaneça, informe ao seu audiologista para que este realize um teste de processamento auditivo (ou seja, “o que fazemos com o que ouvimos”).

Fonoaudióloga Ana Paula Bertagnolli – Especialista em Audiologia Clínica

Fonoaudióloga Palestrante do Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia de 2016 e participante da Academia Americana de Audiologia – EUA/2016