Alice Fleck a criadora do Brasão do Município de Ibirubá
28 fevereiro 2021 |
Compartilhe:

Nesse 28 de fevereiro data de emancipação de nosso município, o VR, traz para você nosso amigo leitor a história e o significado do Brasão do município e da sua criadora.

A história do mesmo está ligada diretamente a uma família super tradicional de nosso município, estamos falando da Alice, esposa de Loureno Fleck  filho do primeiro Prefeito de Ibirubá Edgar Otto Fleck

Mas antes de contar a história do Brasão,vamos apresentar um pouco da vida dessa artista, professora e advogada, contada  pela sua filha Alice Beatriz Fleck que atualmente reside em Florianópolis-SC.

Alice nasceu em 27 de fevereiro de 1936 e neste ano de 2021 estaria completando 85 anos de vida, nascida em Bento Gonçalvesna serra gaúcha, Alice mudou-se para Cruz Alta ainda nova com sua família , devido ao fato que seu pai era Juiz de Direito, um cruz alta ela estudou no colégio Santíssima Trindade onde formou-se como professora.

Casou-se então com o ibirubense SR. Loureno Fleck vindo a residir em Ibirubá e exercendo assim sua profissão de professora, primeiramente no Escola General Osório, como professora de desenho e posteriormente atuando como Diretora da Escola Ibirubá onde dirigiu-a até os anos 80, época da sua aposentadoria, deixou este cargo de diretora sob a responsabilidade da Ranati Ruchel.

Alice uma mulher sempre dinâmica e atuante iniciou após sua aposentadoria como professora o curso de Direito na UNICRUZ em Cruz Alta, onde com sucesso concluiu o mesmo.

Alice infelizmente veio falecer muito nova, com apenas 64 anos em 2000, mas sua história sempre será preservada e jamais esquecida, como ato de valorização da mulher que foi e de sua representatividade a Câmara de Vereadores de Ibirubá sob indicação do então vereador na época Tuta Rebelatto concedeu a uma creche municipal o seu nome. Creche ALICE FLECK que está localizada no Bairro Jardim.

O casal Fleck tiveram seis filhos sendo eles Alice Beatriz Fleck (Kully), Ana Cristina Fleck (Nica), Anelise Maria Fleck (Isi), Alba Helena Fleck (Zoka), Andréa Hilda Fleck (Déia) e Alberto Fleck (Beto)

A história do Brasão

Para quem gosta de histórias e seus significados a criação do Brasão ibirubenseé repleta de significado. Criada pela talentosa Alice Fleck, a qual amava desenhar, pintar e tinha admiração  pela arte, criou o Brasão ibirubense na  na década de 60, lhe dando destaque nas cores vermelha e azul e destacando-se o trigo que representa a agricultura, os postes e fios elétricos representando o início da eletrificação rural e a engrenagem o setor de metal mecânico.

Alice ao criar o brasão do município levou em consideração a importância desses setores para o desenvolvimento da cidade já sabendo que os mesmos seriam de extrema importância para o desenvolvimento econômico da cidade.
O
pedido para se criar um brasão partiu do então Prefeito e seu sogro Otto Fleck, que levou em consideração o talento da mesma, e ao olhar a foto do nosso Brasão podermos ter a certeza que foi feita a escolha certa e o desenho com seu significado não poderia ser melhor representatividade.